Prefeitura do Recife está requalificando a unidade de ensino, que permitirá mais que triplicar a capacidade de atendimento aos alunos, saltando dos atuais 165 para 520 estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)
Visando fortalecer a educação municipal, a Prefeitura do Recife está avançando com as obras da Escola Municipal Severina Lira, localizada no bairro da Tamarineira. O prefeito João Campos e o secretário de Educação, Fred Amancio, visitaram a unidade de ensino, que, com as intervenções, passará a ser composto por edificações requalificadas. A maior delas terá três pavimentos em um terreno com quase 800m². Com a ampliação, o equipamento irá mais que triplicar a oferta de vagas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, saltando das atuais 165 vagas – disponíveis na atual sede – para cerca de 520 estudantes atendidos. Atualmente, a unidade de ensino também atende 32 estudantes dos grupos IV e V (Pré-escola).
“Estamos expandindo a rede o tempo inteiro. A gente incrementou nesses quatro anos mais de dez mil alunos e passamos, pela primeira vez, da marca de 100 mil estudantes e seguiremos expandindo, não só em quantidade, mas com qualidade”, afirmou o prefeito João Campos. “Aqui, a gente pega um prédio existente, requalifica para virar creche e a escola vai para outro prédio aqui perto”, acrescentou o gestor municipal.
Dividido em três pavimentos, o primeiro bloco da nova sede da Escola Municipal Severina Lira será composto por secretaria; direção; sala dos professores; biblioteca; sala multiuso; banheiros, incluindo os de acessibilidade; duas salas de recursos multifuncionais; elevador e rampa acessível. Já o segundo bloco, também com três pavimentos, contemplará oito salas de aula; coordenação pedagógica, refeitório; cozinha; despensa; depósito; vestiários para funcionários; banheiros, incluindo os de acessibilidade; recreio coberto; coordenação; elevador e rampa acessível. A infraestrutura da nova sede irá dispor ainda de parque infantil, horta, bicicletário, e uma área de convivência e lazer na cobertura.
Segundo o secretário de Educação, Fred Amancio, a requalificação da escola e a criação de uma nova creche chegam para atender uma grande demanda que vai além do bairro da Tamarineira. “Os estudantes acabavam tendo que se deslocar mais, e com isso a gente consegue atender bem não só essa área aqui, mas o Arruda, Água Fria e Mangabeira que, na prática, são bairros que têm demandas grandes. Assim, ampliamos a oferta nesta região”, explicou.
NOVA CRECHE MUNICIPAL – A antiga sede da Escola Municipal Severina Lira será totalmente requalificada para dar lugar a nova Creche Escola da Tamarineira. Com capacidade de atender cerca de 120 crianças, a nova unidade de educação infantil contará com cerca de 450m² de área construída, contemplando uma nova proposta de cozinha mais ampla e funcional, reorganização dos banheiros e a formatação de toda a estrutura necessária para o funcionamento da creche.
A nova creche contará com berçário com fraldário e lactário; salas de aula; sala de leitura; sala multiuso; sala de recursos multifuncionais; banheiros, incluindo os de acessibilidade; recepção; depósito de material escolar; secretaria; almoxarifado; banheiros para professores e funcionários; cozinha com despensa; lavanderia; refeitório; recreio coberto e parque infantil. Será a primeira creche municipal do bairro da Tamarineira.
Você precisa fazer login para comentar.