Os 17 novos profissionais participaram de seleção simplificada realizada em janeiro deste ano. Na manhã desta quarta-feira (18), foram recebidos pelo prefeito João Campos na Emprel
A Prefeitura do Recife continua seu percurso rumo à transformação digital e, nesta quarta-feira (18), deu boas-vindas aos novos profissionais que contribuirão com essa caminhada. O prefeito do Recife João Campos recebeu o grupo na Empresa Municipal de Informática (Emprel), no Bairro do Recife. São 17 profissionais, de níveis superior e médio, da área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que foram selecionados em um edital lançado em janeiro deste ano.
“O Recife tem o privilégio de não só ser uma cidade vocacionada à inovação mas também ter um ativo público disso, com uma instituição como a Emprel e com a nova reformulação da Secretaria de Planejamento, ter também o eixo da transformação digital. A gente tem hoje uma transformação digital ligada a todas as áreas, porque não pode ser numa caixinha específica”, afirmou João Campos.
O gestor municipal comentou ainda sobre a importância das atividades dos novos profissionais na melhoria da qualidade do serviço público em diversas áreas: “Se a gente não ousar, a gente perde a representatividade do serviço público, que é algo nobre e essencial. Sem serviço público, não há senso de coletividade, de compaixão e convivência da comunidade. Então a gente precisa tornar o serviço público mais acessível e de mais qualidade, e eu tenho certeza que a grande célula que vai poder começar essa transformação e levar para toda a cidade, passa por vocês. Esse time aqui consegue fazer isso e precisa fazer isso”.
A seleção foi coordenada pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital (Seplagt). O trabalho desses profissionais será voltado para a criação, manutenção e inovação da transformação digital dentro do ambiente público e governamental.
O Chief Technology Officer (CTO) da Prefeitura, Rafael Figueiredo, também recebeu os novos profissionais. “Aqui a gente tem que estar melhorando todos os dias, 1% melhor todos os dias, procurar entregar mais resultados. E a gente não tem vaidade com as nossas criações, elas podem e devem ser substituídas por soluções melhores”, disse o gestor que responde por toda parte tecnológica municipal.
Os candidatos selecionados foram avaliados pela equipe da Secretaria Executiva de Transformação Digital, responsável pela criação e operacionalização de produtos que hoje são uma realidade na cidade, como Recife Vacina, Atende em Casa, GO Recife e CredPop entre outros. Também sai dessa equipe a renovação e modernização dos processos internos, como a implantação do novo sistema de tramitação eletrônica de documentos e a criação de uma rede multidisciplinar dentro da Prefeitura mergulhada em Inovação Aberta.
O edital foi voltado para Programadores de Software, Designers, Engenheiros de Teste de Software, Desenvolvedores de Business Intelligence e Analytics (BI/BA), Cientistas de Dados, Analistas de GIS, Analistas de Processos de TI e Operadores de Drones. A seleção contou com habilitação, análise curricular acadêmica e profissional e prova prática de conhecimentos específicos