embraer-assina-memorando-com-a-industria-de-defesa-de-portugal

Embraer assina memorando com a indústria de defesa de Portugal

A Embraer assinou, nesta segunda-feira (24), em Lisboa, um memorando de entendimento com um grupo de empresas aeroespaciais portuguesas para o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa de Portugal e a fabricação da aeronave Super Tucano, destinada ao combate aéreo.

A cerimônia ocorreu nas instalações da empresa OGMA e contou com a presença do presidente Lula, que está em viagem oficial ao país, e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

O desenvolvimento da aeronave A-29 Super Tucano, em sua recém-lançada versão A-29N, está voltado para o atendimento das necessidades dos países membros da Otan, Organização do Tratado Atlântico Norte, a aliança militar de defesa coletiva entre países norte-americanos e europeus, da qual Portugal faz parte.

Os acordos firmados pela Embraer para o desenvolvimento do setor de defesa de Portugal incluem processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Os investimentos realizados pela Embraer, em Portugal, na OGMA, e em duas fábricas no Parque Industrial de Évora, alcançam US$ 500 milhões. Um contrato entre a Embraer e o governo português prevê a entrega de cinco aeronaves KC-390 à Força Aérea Portuguesa. Uma por ano, a partir de 2023, pelo valor de 872 milhões de euros.

No último sábado, o governo brasileiro também assinou um acordo com Portugal sobre equivalência de diplomas de ensino fundamental e médio, modalidades nomeadas como ensino básico e secundário no país europeu.

A medida é um complemento ao Tratado da Amizade celebrado entre os dois países há 23 anos.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, que está na comitiva presidencial em Lisboa, esse acordo busca desburocratizar a tramitação do processo de reconhecimento dos estudos de brasileiros que moram em Portugal e de portugueses que moram no Brasil. De acordo com o MEC, só na embaixada brasileira, 5 mil processos desse tipo estão em curso.

Pelo menos 13 acordos e parcerias foram firmados entre os dois países, durante a visita da comitiva brasileira à Portugal,  incluindo ainda memorandos de entendimento para coprodução audiovisual e nas áreas de energia, geologia e mineração e o reconhecimento mútuo das carteiras de motorista. Nesta terça-feira (25), pela manhã, Lula será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa. À tarde, a comitiva embarca para Madri, na Espanha.  

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Gestão do povo e para o povo, defende Andréa Medeiros, primeira-dama do Jaboatão

Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania: essas são as áreas que serão fortalecidas no Jaboatão …