Cenário positivo é fruto de investimentos na educação da cidade, aliado a programa preparatório Reconecta Saberes
Publicado por: Redação da Secom, em: 19/12/22 às 16:10
Em Olinda, estudantes da Rede Municipal de Ensino comemoram bons resultados nas mais concorridas instituições de ensino técnico de Pernambuco. O balanço positivo é assinalado no expressivo número de alunos, oriundos do 9º Ano do Ensino Fundamental, que foram aprovados no Instituto Federal (IFPE) e na Escola Técnica Estadual (ETE). Tal cenário, é fruto de uma soma de esforços e investimentos na rede de educação da cidade, aliando requalificação de unidades, capacitação continuada de profissionais e, com destaque, para um projeto integrado de preparação dos educandos.
Trata-se do programa Reconecta Saberes que, em seu segundo ano de execução, ampliou ainda mais os horizontes dos adolescentes, permitindo o alcance de novas oportunidades na caminhada do Ensino Médio e, posteriormente, no Ensino Superior. Na prática, o trabalho é desenvolvido desde o início do calendário letivo, promovendo um curso preparatório para vestibulares e seleções de diversos portes. As aulas contam com um reforço especial e a aplicação de simulados nas consideradas disciplinas-chaves, como Português e Matemática. A iniciativa abrange as 17 escolas municipais de Olinda que ofertam os anos finais, beneficiando cerca de 1,2 mil estudantes.
A aluna da Escola Municipal Monte Castelo, localizada no bairro de Rio Doce, Kethilly Fany Gomes, de 15 anos, faz parte do seleto grupo. Orgulho da família e dos amigos, a jovem foi aprovada para o curso técnico de farmácia, em turno integral, na Escola Técnica Chico Science. “Estudei muito, com o apoio do meu namorado, Lucas, que também foi aprovado. Agora meu sonho é concluir o curso técnico e cursar a faculdade de odontologia”, contou.