Durante a partida entre Flamengo e Universidad Católica, pela Libertadores, na noite da última quinta-feira (28), um torcedor da equipe chilena foi flagrado imitando um macaco em direção aos flamengusitas, em mais um episódio de racismo contra clubes brasileiros na competição sul-americana, o quinto em abril. Na mesma partida, uma criança e um idoso que estavam na torcida do Rubro-negro ficaram feridos após serem atingidos por pedras e cápsulas de sinalizadores arremessados por torcedores adversários.
O Flamengo relatou o acontecimento através de uma nota oficial em suas redes sociais, classificando como “lamentável” o ocorrido e cobrando um posicionamento da Conmebol. “Não aguentamos mais isso! Medidas severas precisam ser tomadas”, disse o clube carioca, em sua postagem no Twitter.
O menino, que estava assistia o jogo junto com sua mãe, foi filmado chorando e com ferimentos no rosto, sendo auxiliado por funcionários e seguranças que trabalhavam no local. O idoso também sofreu um ferimento na cabeça e um corte no supercílio, após ser atingido por uma cápsula de sinalizador
Na noite desta quinta-feira, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, aconteceram cenas lamentáveis de racismo, lançamento de pedras, garrafas e sinalizadores (uma criança foi ferida) da torcida adversária em direção aos torcedores rubro-negros, … (@CONMEBOL) pic.twitter.com/Wi0aO8nGZj
— Flamengo (@Flamengo) April 29, 2022
.
Os casos de racismo contra clubes brasileiros se intensificaram no último dia 13, após um duelo entre Fortaleza e River Plate, da Argentina, no Monumental de Núñez em Buenos Aires. Na ocasião, um torcedor adversário jogou uma banana em direção a torcida do Leão do Pici. O clube argentino identificou o autor do ato racista e o baniu do estádio por sete meses.
Na última terça-feira (26), torcedores do Red Bull Bragantino foram alvo de insultos racistas vindo da torcida do Estudiantes. Após o duelo, o vídeo do ocorrido circulou nas redes sociais e o clube paulista apresentou a denûncia junto à Conmebol, para que as ações sejam investigadas.
No mesmo dia, em um jogo entre Corinthians e Boca Júniors na Neo Quimica Arena, um torcedor argentino foi detido por imitar um macaco, em uma tentativa de ridicularizar a torcida brasileira. O autor do ato foi detido por policiais e indiciado por injúria racial. Porém, foi liberado após pagar uma fiança de R$ 3 mil.
Na última quarta-feira (27), palmeirenses foram vítimas de racismo na partida contra o Emelec, no Equador. Torcedores equatorianos foram flagrados fazendo ofensas racistas contra um grupo de brasileiros. Em nota, o Alviverde se solidarizou com seus torcedores e chamou de “inaceitável” o episódio.
O Flamengo triunfou sobre a Universidad Católica por 3×2, jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos, e ocupa a liderança do grupo H. O próximo compromisso será na quarta-feira (04), onde a equipe enfrentará o Talleres, da Argentina, às 19h.
Veja também
Futebol Futebol Decisão do Campeonato Pernambucano entre Retrô e Náutico tem efetivo de 353 policiais militares
Presidente da FIFA visita México para revisar avanços nos preparativos para Copa de 2026
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.