O ex-secretário de Meio Ambiente e sustentabilidade José Bertotti chegou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 27, em Garanhuns, para encontrar com os amigos Andréa e Marcelo Medeiros, proprietários da unidade de produção de água mineral Serra Branca, que além de ser uma água natural, também é uma das mais antigas do país.
Para Bertotti, a fazenda do mesmo nome, onde está instalada a produção da Serra Branca, é um exemplo de geração de empregos sustentáveis.
“Estive hoje em Garanhuns para conhecer a Fazenda Serra Branca, que produz desde 1946 água mineral. Fiquei impressionado com o trabalho, norteado por uma consciência ambiental em uma área de mais de 100 hectares, com uma produção de água que não precisa de aditivos, é bem natural.
Esta prática me lembrou um importante trabalho que desenvolvi quando secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, dentro do programa Refloresta Pernambuco, que financiamos viveiros de mudas de árvores nativas para recuperação de nascentes como estas que encontrei aqui na fazenda.”
No retorno de Garanhuns, Bertotti esteve em Lajedo, município localizado também no Agreste pernambucano, para conhecer a Escola Ambiental da localidade. A Instituição é mantida pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, e desenvolve uma educação ambiental de qualidade, numa realidade compartilhada e vivida por diversas pessoas dentro e fora do espaço escolar, em um contexto cultural próprio.
Ainda em Lajedo, Bertotti participou de uma reunião com o prefeito Erivaldo Rodrigues, na Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Ambiental para orientar sobre algumas demandas do município, acerca das questões ambientais, haja vista que nos últimos 40 meses, Bertotti comandou a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.