O presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) participou nesta sexta-feira (03) da primeira reunião do Fórum Permanente pela Mobilidade e Defesa do Metrô. A reunião foi realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA), no Recife.
A preocupação com o sucateamento do metrô foi o principal ponto da pauta na reunião do Fórum. Nas intervenções feitas pelos presentes, muitos problemas foram levantados em relação ao serviço prestado pelo metrô. O presidente da Câmara, vereador Ricardinho, defendeu a necessidade de melhoria na estrutura dos Veiculos Leves sobre Trilhos (VLT’s) que transportam passageiros do Terminal Integrado de Cajueiro Seco até o Cabo de Santo Agostinho.
Segundo o presidente da Câmara, o grande sonho dos cabenses é ter o metrô chegando até o município, mas enquanto isso não acontece, é preciso melhorar o atual serviço prestado pelos VLT’s. “São equipamentos que precisam ser substituídos. O trem é um importante reforço na mobilidade para quem precisa se deslocar da capital até o nosso município, mas atualmente traz muitos transtornos para quem utiliza. Há problemas de estrutura também nas estações”, lembrou Ricardinho.
Participaram do encontro, representantes de cidades da Região Metropolitana do Recife, entidades, centrais sindicais, políticos e representantes da sociedade civil. O Fórum foi criado em maio do ano passado através de uma iniciativa do CREA e do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE).
Sindicalistas e funcionários do metrô se posicionaram contra a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pelo Governo Federal. Presente ao evento, o senador Humberto Costa, do PT, garantiu que levará as demandas do metrô do Recife para o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Além do presidente da Câmara, Ricardinho, representaram o município do Cabo na reunião, os secretários da gestão municipal Alex Gomes (Planejamento) e Fernando Martins (Infraestrutura).
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação