em-conferencia-municipal-de-ciencia,-tecnologia-e-inovacao,-prefeitura-do-recife-anuncia-que-o-app-acelere-agora-faz-parte-do-conecta-recife

Em Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura do Recife anuncia que o app Acelere agora faz parte do Conecta Recife

O encontro, que foi realizado nesta segunda-feira (15), das 8h às 18h, no Compaz Dom Helder Câmara, estimulou a participação popular na formulação de políticas públicas. (Foto: Edson Holanda/PCR)

Um dia inteiro para discutir ações com foco na periferia e centro da cidade. A Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Recife discutiu a participação social, com o objetivo de simplificar, ampliar e  fortalecer o debate sobre CT&I para as favelas e comunidades do Recife, estimulando a inclusão popular efetiva na formulação de políticas públicas. O encontro foi realizado nesta segunda (15/04), no Compaz Dom Hélder Câmara, no bairro de Joana Bezerra, de manhã e à tarde, com a participação da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do prefeito do Recife, João Campos. Na ocasião, o gestor municipal explicou que o Conecta Recife fechou uma parceria com o Acelere no Enem, uma plataforma digital de estudos para o exame que é 100% gratuita e que, em três anos, já somou mais de 1,6 milhão de usuários.

“A gente recebe a Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia com um tema muito importante, da periferia ao centro. O Brasil, depois de 14 anos, passa a ter uma Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e espaços como esse são fundamentais para preparar a nossa cidade para a Conferência Nacional, então estão aqui reunidas as ideias, os conceitos, as provocações para que a gente leve a nível nacional aquilo que representa o Recife. E que a gente possa estruturar políticas públicas em diversos níveis que fortaleçam a Ciência e Tecnologia e para fazer isso é fundamental escutar e acompanhar a participação das pessoas como aqui está sendo feito”, declarou João Campos.

Com o tema “Desenvolvimento Social – Política Públicas de CT&I da Periferia ao Centro do Recife”, o foco é reunir moradores das comunidades periféricas da cidade, gestores públicos, academia, empresas, representantes de organizações sociais e demais indivíduos interessados para entender as demandas de vários setores da sociedade e o uso de tecnologia para solucionar desafios do município, através da criação de projetos que viabilizem uma construção social, tornando o Recife uma cidade mais tecnológica e democrática.

“A Conferência Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife faz parte da etapa municipal de uma conferência nacional que vai se encerrar em junho em Brasília. Há 14 anos não existia conferência de Ciência e Tecnologia. Essa é uma decisão do presidente Lula, conceitual, que considera que a política pública no Brasil tem que haver participação popular, tem que haver a elaboração conjunta, que é a maneira correta de você governar, até porque não vai ser um governo sozinho que vai encontrar a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia, o plano de ação da própria pasta”, explicou a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos. “Isso para nós é muito caro, essa troca de experiências com todo o ecossistema, com a comunidade acadêmica, científica, com empresas, com o poder público municipal, estadual, então a conferência é isso, é essa troca de ideias para a gente construir a nossa estratégia nacional e um plano de ação para a política de ciência e tecnologia tão necessária no país. Vivemos estes tempos de negacionismo e temos que virar a página”, acrescentou. 

“A conferência é um grande passo na busca por soluções ainda mais inovadoras e democráticas para a nossa cidade. As soluções são construídas quando a gente escuta a população. E é isso que estamos fazendo: ouvindo as demandas de quem está na ponta para dialogar com gestores e outros representantes do poder público. Tudo começa na periferia e elas são parte da solução para os desafios do Recife.” afirmou Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife. A solenidade foi um aquecimento para a conferência nacional que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Brasília (DF).

Nos painéis, os debates se misturaram entre gestores públicos, privados e representantes de organizações sociais que têm trabalhos de fortalecimento das comunidades. Do lado da periferia, nomes como: Luana Maria (Pajubá Tech); Tereza Oliveira (CEO da Café&Tech); Débora Paixão (Vice-Presidente do Fruto de Favela); Keven William (Estudante do Embarque Digital e Representante da Comunidade IV). Já representando o setor privado: Thiago Suruagy (SEBRAE) e Beatriz Oliveira (AMM/DiferenTI) compõem as mesas de palestras. 

A Conferência da capital pernambucana contou com o apoio direto do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), e com a coordenação geral da secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (SECTI), além da colaboração da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD), Empresa Municipal de Informática (Emprel) e Compaz. 

ACELERE NO ENEM – O Conecta Recife agora vai ajudar os estudantes a melhorarem o desempenho no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. O Acelere no Enem, plataforma de estudos para o Enem que já somou mais de 1,6 milhão de usuários, está agora dentro do Conecta Recife.

“O Conecta Recife está mudando a forma como a Prefeitura oferece serviços públicos digitais para o cidadão. São mais de 600 serviços já listados que vão de marcação de consultas de saúde, oferta de emprego, crédito para pequenos empresários, matrícula nas escolas e creches municipais, agendamento nas Academias Recife e até adoção de pets. E hoje a gente traz mais um grande serviço. Fechamos uma parceria com o Acelere no Enem, uma plataforma digital de estudos para o exame que é 100% gratuita e que, em três anos, já atingiu mais de 1,6 milhão de usuários. Só no ano passado, 507 mil pessoas participaram”, detalhou João Campos.

A plataforma está dentro do App Conecta Recife. Basta acessar os destaques do Conecta no buscador, digitando: Acelere no Enem.

COLABORAÇÃO – A gestão municipal tem apostado num modelo de integração da população na tomada de decisões, com o objetivo de democratizar o acesso aos serviços públicos e ofertar soluções de qualidade para os cidadãos. Um exemplo disso são as votações que a prefeitura promove para que as pessoas possam escolher os equipamentos a serem instalados nas áreas de lazer da cidade; além de possibilitar a escolha de bandas e artistas para se apresentarem nos principais eventos culturais da cidade, como Carnaval e São João.

SPC – Simplificar, Promover e Cuidar: esse é o lema da equipe de transformação digital do executivo municipal que olha para o futuro pensando no presente, usando das inúmeras possibilidades que o mundo da tecnologia oferece para facilitar o acesso da população aos serviços públicos. O Whatsapp, a Inteligência Artificial (IA) e o uso de outras ferramentas nos serviços municipais, têm possibilitado uma comunicação mais direta com o recifense e facilitado a realização da população nas demandas do seu interesse.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …