Todos os quatro candidatos mais bem posicionados à presidência da República já votaram na manhã deste domingo (2).
Após Lula e Bolsonaro, foi a vez da candidata Simone Tebet, do MDB, votar em seu colégio eleitoral, em campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Tebet votou acompanhada de aliados e falou com a imprensa.
Em Fortaleza, capital do Ceará, Ciro Gomes, do PDT, também votou acompanhado de apoiadores e deu uma declaração à imprensa.
Crimes eleitorais
Em novo boletim divulgado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou 135 casos de crimes eleitorais. Os casos de compra de voto ou corrupção eleitoral são os mais frequentes – foram 106 casos em todo o país. Em seguida vem o crime de boca de urna, quando eleitores ou candidatos pedem voto no dia da eleição. Foram 19 ocorrências de boca de urna até o momento.
O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional também identificou sete casos de transporte ilegal de eleitores e três casos de violação do sigilo do voto.
Fake news contra Lula
E ainda nesta manhã, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou apagar notícia que liga o líder do PCC ao candidato Lula. Uma publicação do portal o Antagonista disse que uma liderança da organização criminosa teria declarado apoio ao candidato. O PT ingressou no TSE contra o portal.
Moraes, na liminar, afirmou que a publicação veiculou um fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização. Foi estipulada multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento. O site o Antagonista classificou a decisão como censura.
Fonte: Agência Brasil