O processo de preparação das mídias com os dados que serão inseridos nas urnas eletrônicas, para o primeiro dia das Eleições Gerais, em 2 de outubro, já foi finalizado no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e, nesta sexta-feira (16), deve ser finalizado em Sergipe, Roraima e no Pará.
Como as urnas eletrônicas não possuem nenhum tipo de conexão de rede, nem internet, wifi ou bluetooth, os dados e sistemas são gravados em mídia e depois carregados nas urnas. Cada TRE convoca os partidos, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil para acompanhar a inclusão dos dados de partidos políticos, federações, coligações, público votante, seções eleitorais, candidatos, sistemas de auditoria, entre outros, conforme explica Wagner Salles, coordenador de urnas do TRE do Maranhão.
Os TREs do Ceará e do Acre já estão realizando o processo de gravação de mídias. Como cada unidade segue um calendário próprio, o Distrito Federal, Pernambuco e Mato Grosso iniciam a geração de mídias neste fim de semana.
Na semana que vem será a vez dos TREs do Espírito Santo, Piauí, Maranhão, Amapá, São Paulo e Tocantins começarem esse processo, que deve durar pelo menos até o dia 27. Os outros TREs não divulgaram o calendário.
Após essa fase, vem a preparação das urnas eletrônicas, que são carregadas com os dados gerados para cada seção eleitoral. Em seguida, as urnas serão fisicamente lacradas e ficam prontas para a votação.
Fonte: Agência Brasil