Foi realizada na manhã desta segunda-feira (19), a eleição para a efetivação do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores de Garanhuns, e reuniu representantes da sociedade civil e instituições públicas, de forma paritária.
A Lei que garantia a criação do órgão, homologada no ano de 2015, encontrava-se com erros graves, o que a tornava inconstitucional. Diante da situação, através de proposição do vereador Matheus Martins, a pauta foi levada ao Plenário da Casa Raimundo de Moraes, orientando uma nova redação, sendo aprovada por unanimidade pelos pares da Casa Legislativa.
Agora, o processo será enviado para o gabinete do prefeito Sivaldo Albino, onde será sancionado e publicado no Diário Oficial dos Municípios já nos próximos dias. Com o Conselho em pleno funcionamento, a população jovem poderá formular e propor diretrizes da ação governamental, voltadas à promoção de políticas públicas.
Além da eleição para conselheiros, houve também, a eleição da Mesa Diretora da entidade, sendo eleitos por aclamação, Erick Trajano (Presidente) e Breno Henrique (vice-presidente). Vale destacar, que, qualquer cidadão civil, pode contribuir com a elaboração de políticas sociais para os jovens do município.
Texto: Allan Gustavo
Fotos: Hilton Marques