Em Jaboatão dos Guararapes o chefe do poder executivo Mano Medeiros vem surpreendendo por sua simplicidade e maneira de governar. Mano que sempre foi considerado apenas um “técnico” vem demonstrando desenvoltura no trato com os moradores, lideranças e políticos da cidade. Com perfil de encarar os problemas e “caindo pra dentro” das comunidades, Mano vem trabalhando diariamente e já está sendo reconhecido por sua disposição ao trabalho.
Diferente de Anderson Ferreira que manteve por muito tempo as lideranças distantes de seu governo, Mano não só se aproximou da população, como também das lideranças nas comunidades. Na articulação política numa só tacada formou sua base com 26 vereadores e deixou apenas um na oposição por opção. O antes líder do governo de Anderson, Marlus Costa, foi escolhido para ser o único vereador da oposição por opção do grupo político de Mano Medeiros. Como na política tudo é construção e não existe retrovisor, uma hora isso tudo pode até mudar, mas no momento o grupo resolveu isola-lo.
Mano tem dado prioridade aos políticos mais experientes e com maior bagagem política na cidade. No seu projeto de reeleição deverá contar com apoio de lideranças com maior capital político. Mais carismático , pé no chão e trabalhador, o “técnico” que virou prefeito vem desenvolvendo bem seu mandato. Menos de um ano à frente da prefeitura já conseguiu superar grandes desafios a frente da gestão, em março aprovou a nova estrutura organizacional na prefeitura da cidade para a partir daí, impor seu estilo. A cidade ainda precisa de pelo menos 20 anos para andar nos eixos, mais o início da reconstrução das políticas públicas e projetos estruturadores vem avançando desde os primeiros passos que foram dados pelo ex-prefeito Elias Gomes.
Jaboatão hoje não tem mais espaço para políticos “folclóricos” como teve em Nilton Carneiro no passado. A cidade mudou ,evoluiu e após Elias Gomes, Anderson Ferreira e agora Mano Medeiros, que implantaram modelos de gestão mais voltada ao trabalho técnico e não político, a cidade tem crescido a cada ano.
Todos os governos têm seus lados positivos e negativos, e ninguém é o dono da verdade, mais que trabalha tem que ser reconhecido. Elias iniciou o processo de reconstrução e Anderson tentou impor o seu ritmo. No meio do caminho veio uma pandemia que atrapalhou não só Jaboatão, mas o mundo todo. Após a saída do ex-prefeito, Mano assumiu e vem trabalhando pesado para fazer a cidade voltar ao rumo do desenvolvimento. E diga-se de passagem, não só ele , mais quem também tem trabalhado e muito é sua esposa e primeira dama do município Andréa Medeiros. Deixo aqui uma pergunta, alguém aí lembra ter visto uma primeira dama tão atuante/presente nas ações e projetos sociais da cidade?
Muitos pontos negativos ainda precisam ser revistos pelo atual prefeito, segundo informações ele vem “batendo na mesa” e cobrando aos seus secretários mais comprometimento com a cidade. É bem verdade que essas mudanças “no quadro da gestão” estão em fase final de “escolhas” e acreditasse que até junho tenhamos novos nomes a frente de áreas importantes do município.
Toda gestão precisa de oxigenação, caso contrário o comodismo assume o protagonismo no governo. Algumas áreas como licenciamento ambiental e urbano precisam urgentemente de mudanças e o prefeito sabe disso. Tanto sabe que nesta quarta feira(19) saiu o ranking da JUNTA comercial através da REDESIM que mostrou que Jaboatão neste último ano, saiu da zona vermelha com 0,61% ( péssimo ) para a zona verde com 89,63% “próximo a excelente” em expedição de alvarás de funcionamento. Um processo simples que contava com resistência interna da secretária executiva e que após ser “cobrada” pelo Prefeito para dar resultado, no final, deu. Parabéns !
Nas ruas da cidade o prefeito Mano é visto e impressiona os moradores das comunidades por sua simplicidade e atenção. “O prefeito entrou aqui em Novo Horizonte e falou porta a porta com os moradores. Após sua visita, já estão preparando a volta do posto de saúde da comunidade que estava sem funcionar. Nos estávamos sendo atendidos em outros postos próximos que dificultava muito pra gente” disse Edesi Rodrigues moradora da comunidade. Ainda segundo a moradora o prefeito é muito “pé no chão” e toda semana é visto andando nas ruas da comunidade.
Mano está no caminho certo ? Isso só o tempo e a população poderá responder. Mais não tem como negar que nos últimos 5 anos não se via um prefeito tão atuante na cidade. Festividades de Natal , Carnaval e agora a festa da Pitomba entraram para a história do município. A retomada foi muito forte e a tendência é continuar com o “pé até embaixo no acelerador”.
Em tempo – Após reunião com seu secretariado no último sábado, uma fonte nos disse em reserva, que o prefeito pediu comprometimento de todos com a cidade. Enquanto ele (Mano) e sua esposa (Andréa) vem pra rua pra servir o povo e fazer o que tem que ser feito, sua retaguarda passa por baixo do viaduto Geraldo Melo e volta pra casa pra assistir novela das oito. O prefeito está dando exemplo e com a mudança da estrutura organizacional da prefeitura , não deve “aguardar” por muito tempo a maneira passiva que alguns de seus secretários e superintendentes vem “atuando” dentro do seu governo. Mudanças devem estar por vir e quem não fez antes deve “rodar” nos próximos dias.
“Santo que não me ajuda, pode cair do andor e quebrar o pescoço”
Você precisa fazer login para comentar.