Projeto de educação permite a inserção de unidade, ampliando a proposta pedagógica
Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 26/10/23 às 16:48
O município de Olinda está avançando em direção a uma educação mais completa e abrangente, com a implementação de uma escola em tempo integral na área rural. A partir dessa iniciativa, alinhada à meta 6 do Plano Nacional de Educação, o projeto busca oferecer, até 2024, no mínimo 50% das escolas públicas com jornadas diárias de sete horas ou mais.
A área rural do município olindense está prestes a receber os benefícios da escola em tempo integral, que visa ampliar o tempo pedagógico, proporcionando uma educação verdadeiramente integral, contemplando aspectos cognitivos e de cidadania.
“A escola base rural, que funcionava apenas no período matutino, agora terá sua jornada estendida de maneira responsável, sem comprometer a qualidade do ensino e evitando turmas superlotadas” explica, Sheyla Arruda, coordenadora das escolas em tempo integral, da Secretaria de Educação de Olinda.
A educação em tempo integral nas escolas da rede municipal de ensino de Olinda tem como objetivos fundamentais a ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola para o período de 08 horas diárias, sendo, no mínimo, 07 horas em atividades pedagogicamente orientadas, expansão do currículo escolar com ações complementares, integrando teoria e prática em campos como Educação Patrimonial; Artístico e Cultural; Ciência e Tecnologia; Sustentabilidade e Cidadania; Práticas Esportivas e Promoção à Saúde, modalidade educacional já inserida no contexto das escolas municipais.
Atualmente, a escola da área rural possui a capacidade para atender 75 estudantes. Com o intuito de acomodar a nova proposta, sem comprometer o ensino-aprendizado, a escola está passando por melhorias em sua estrutura. A previsão é que o funcionamento em tempo integral tenha início em 2024, proporcionando uma educação mais completa e abrangente para a comunidade rural de Olinda. O investimento na educação integral reflete o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento educacional e cidadão dos estudantes.
Por Dandara Maryanna
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda