eduardo-da-fonte-pede-urgencia-ao-governo-do-estado-na-emissao-da-carteira-da-pessoa-com-autismo

Eduardo da Fonte pede urgência ao governo do estado na emissão da carteira da pessoa com autismo

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) solicitou nesta quinta-feira (02) à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, urgência na emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O fornecimento do documento às pessoas com autismo em todo o estado de Pernambuco foi determinado pelo Decreto nº 54.159, de 16 de dezembro de 2021 e pela Lei Romeo Mion, de número 13.977/2020.

“A instituição da Ciptea em nosso estado foi uma das grandes lutas do nosso mandato e, agora, que obtivemos essa conquista, é necessário que a carteirinha seja de fato distribuída entre a população o mais rápido possível para que as pessoas com autismo e suas famílias passem o quanto antes a terem seus direitos de acesso aos serviços públicos facilitados. Não basta ter o direito, é preciso garantir a efetivação dele rapidamente. Continuaremos lutando por esta efetivação e por ainda mais melhorias para este público”, afirmou Eduardo da Fonte.

As solicitações do parlamentar ao governo foram realizadas por meio dos Ofícios nº 003/2022, 006/2022, 073/2022 e 021/2023. Com a Ciptea, pessoas com o Transtorno do Espectro Autista passam a ser identificadas de forma mais rápida, quanto ao próprio transtorno, tendo prioridade no atendimento por serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento é gratuito e tem validade de cinco anos. Para solicitar, é preciso acessar ao site sdscj.pe.gov.br e preencher o formulário.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

Heitor de Enoque se compromete em Construir Posto de Saúde no Alto do Santo Antônio, em Moreno

Durante caminhada no Alto de Santo Antônio, em Moreno, o candidato a prefeito de Moreno, …