As atividades serão gratuitas e garantem lazer e aprendizado para toda a família, com muita contação de histórias e oficinas. (Foto: Divulgação/SMAS)
Os equipamentos ambientais ligados à Prefeitura do Recife são uma ótima escolha de diversão, entretenimento e contato com a natureza para este final de semana. O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, garantem lazer e educação ambiental acessível para todas as idades. A programação, que é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), tem início nesta sexta-feira (24) e se estende até o domingo (26), toda gratuita e dando ênfase à consciência ecológica, à sustentabilidade e ao respeito com o meio ambiente.
No Jardim Botânico, na sexta-feira (24), a meninada contará com uma oficina de pintura, onde irá aprender um pouco mais sobre as cores do meio ambiente, de forma que estimule os pequenos a enxergar de maneira mais sensível todo o ecossistema. Em seguida, as crianças aprenderão princípios básicos das tonalidades, com intuito de incentivar a criatividade e o entendimento ambiental dos pequenos. No sábado (25), o visitante poderá participar da oficina musical que acontece a partir da percepção e interação com os sons da mata. A programação do espaço se encerra no domingo (26) com a atividade “Contos e cantos da Mata Atlântica”, que vai buscar, através da arte, sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do verde.
O Econúcleo do Parque da Jaqueira também será palco de muitas atividades. A garotada poderá conferir, na sexta-feira (24), às 10h e 14h, a contação de história: Pedrinho e o Barco que vai alertar sobre a poluição das águas e seus malefícios ao meio ambiente, além de educar sobre o descarte adequado dos resíduos. Já no sábado (25), o espaço abre suas portas para acolher o evento “Fazendo Acontecer Ano 5” que ocorre das 9h às 12h. Organizado por familiares de crianças e jovens com a síndrome de down, a atividade será um grande piquenique inclusivo com apresentações e muitas outras atrações. O objetivo é o de acolher e celebrar as pessoas que convivem com esta condição e disseminar informações que promovam a inclusão, tudo isto de forma lúdica e divertida. No domingo (26) ainda vai rolar a Contação de história: O Morcego e a Cabaça, que mostra como determinada tribo do continente africano explica o surgimento dos dias e noites e a contação de história: A Lenda da Vitória Régia, que fala sobre a lenda da origem da planta.
O Jardim Botânico do Recife funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Já o Econúcleo do Parque da Jaqueira abre suas portas das 9h às 16h, de quinta a domingo. Todas as atividades oferecidas nesses espaços são gratuitas e as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Confira a programação completa:
Jardim Botânico do Recife
Sexta-feira (24)
10h30/14h – Oficina de Pintura
sábado (25)
10h30/14h- Sons da Mata
Domingo (26)
10h30/14h – Contos e cantos da Mata Atlântica
Econúcleo do Parque da Jaqueira
Sexta-feira (24)
10h/14h – Contação de história: Pedrinho e o Barco
Sábado (25)
09h – Ação realizada pelo Instituto Fazer Acontecer, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down
14h – Contação de história: Pedrinho e o Barco
Domingo (26)
10h – Contação de história: O Morcego e a Cabaça
14h- Contação de história: A Lenda da Vitória Régia