Economia em queda: Jaboatão dos Guararapes fica mais um ano atrás de Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina em geração de empregos segundo relatório divulgado pelo CAGED Setembro 2022

Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou novo relatório que mostra que a cidade do Jaboatão vem puxando pra baixo o estado de Pernambuco no quesito de geração de emprego e consequentemente a economia do município piora.

A área da construção civil é um dos setores mais afetados pela falta de incentivo e burocracia dificultando o município demonstrar competitividade dentro do estado. O ex-prefeito da cidade Anderson Ferreira (PL) frisou muito a questão econômica como um dos seus pilares para o plano de governo. Segundo Anderson, “Pernambuco está perdendo por falta de competitividade para outros estados devido à má gestão de Paulo Câmara”. O detalhe divulgado agora pelo CAGED é diferente do discurso do ex-prefeito. Recife por exemplo elevou os índices do estado com políticas de incentivo e desburocratizando o sistema de licenciamento para fomentar o setor econômico.

Um processo simples de alvará de construção leva em média 60 dias para ser aprovado no Recife, enquanto em Jaboatão existem processos com 6 meses ainda em análise. Se para o empreendedor a agilidade é o trunfo para investir, a cidade do Jaboatão não ajuda no desenvolvimento de emprego, renda e economia. Além do Alvará de Construção, a aprovação do Projeto barra na burocracia. Levando um empreendimento a passar quase dois anos sofrendo com analises diversas.

Segundo empresários da construção civil na cidade, Jaboatão tende a perder investimento se não mudar a legislação e padronizar os processos. “Cada analista pede documentação diferente. Uns são mais técnicos e se atem apenas ao exigido por lei, enquanto outros pedem exigências que nunca fizeram parte da análise. Além disso, os setores são todos independentes, nada é interligado ou integrado. A mesma documentação é pedida por diversas vezes dentro da própria secretaria que licencia. Se eu anexo meu CNPJ que é facilmente achado na internet , a secretaria de Meio Ambiente exige, ele também é exigido em Gestão Urbana, os analistas não se dão o trabalho de consultar no site da Receita Federal. Nosso cadastro é feito e mesmo assim eles ainda pedem a documentação.  O expediente da prefeitura até as 14 horas ainda é uma barreira para nós empresários ” disse Ana Carvalho , construtora da cidade.

Municípios vizinhos como Cabo de Santo Agostinho , Ipojuca, Olinda e Recife estão sendo escolhidos por novos empreendimentos que chegam ao estado devido a agilidade na análise.

Em tempo – A essa altura do “Campeonato” com fim das restrições sanitárias estabelecidas pela pandemia do Coronavírus, qual motivo do expediente ainda ser até as 14h em Jaboatão ?

Por: Luiz Gonzaga Jr – Quarta-feira , 02 de novembro de 2022

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …