Economia em queda: Jaboatão dos Guararapes fica mais um ano atrás de Recife, Olinda, Caruaru e Petrolina em geração de empregos segundo relatório divulgado pelo CAGED Setembro 2022

Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou novo relatório que mostra que a cidade do Jaboatão vem puxando pra baixo o estado de Pernambuco no quesito de geração de emprego e consequentemente a economia do município piora.

A área da construção civil é um dos setores mais afetados pela falta de incentivo e burocracia dificultando o município demonstrar competitividade dentro do estado. O ex-prefeito da cidade Anderson Ferreira (PL) frisou muito a questão econômica como um dos seus pilares para o plano de governo. Segundo Anderson, “Pernambuco está perdendo por falta de competitividade para outros estados devido à má gestão de Paulo Câmara”. O detalhe divulgado agora pelo CAGED é diferente do discurso do ex-prefeito. Recife por exemplo elevou os índices do estado com políticas de incentivo e desburocratizando o sistema de licenciamento para fomentar o setor econômico.

Um processo simples de alvará de construção leva em média 60 dias para ser aprovado no Recife, enquanto em Jaboatão existem processos com 6 meses ainda em análise. Se para o empreendedor a agilidade é o trunfo para investir, a cidade do Jaboatão não ajuda no desenvolvimento de emprego, renda e economia. Além do Alvará de Construção, a aprovação do Projeto barra na burocracia. Levando um empreendimento a passar quase dois anos sofrendo com analises diversas.

Segundo empresários da construção civil na cidade, Jaboatão tende a perder investimento se não mudar a legislação e padronizar os processos. “Cada analista pede documentação diferente. Uns são mais técnicos e se atem apenas ao exigido por lei, enquanto outros pedem exigências que nunca fizeram parte da análise. Além disso, os setores são todos independentes, nada é interligado ou integrado. A mesma documentação é pedida por diversas vezes dentro da própria secretaria que licencia. Se eu anexo meu CNPJ que é facilmente achado na internet , a secretaria de Meio Ambiente exige, ele também é exigido em Gestão Urbana, os analistas não se dão o trabalho de consultar no site da Receita Federal. Nosso cadastro é feito e mesmo assim eles ainda pedem a documentação.  O expediente da prefeitura até as 14 horas ainda é uma barreira para nós empresários ” disse Ana Carvalho , construtora da cidade.

Municípios vizinhos como Cabo de Santo Agostinho , Ipojuca, Olinda e Recife estão sendo escolhidos por novos empreendimentos que chegam ao estado devido a agilidade na análise.

Em tempo – A essa altura do “Campeonato” com fim das restrições sanitárias estabelecidas pela pandemia do Coronavírus, qual motivo do expediente ainda ser até as 14h em Jaboatão ?

Por: Luiz Gonzaga Jr – Quarta-feira , 02 de novembro de 2022

About Redação

Veja também

Vereador Márcio do Curado garante R$ 1,5 milhões em investimentos para Jaboatão com apoio do Deputado Felipe Carreras

Na tarde desta terça-feira (19), o vereador Márcio do Curado, de Jaboatão dos Guararapes, anunciou …