dois-convites-sinfonicos-em-plena-temporada-do-balance

Dois convites sinfônicos em plena temporada do balancê

Nestas quarta e quinta (21 e 22), a partir das 20h, Banda e Orquestra Sinfônica do Recife apresentam concertos gratuitos nos teatros do Parque e de Santa Isabel. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Na semana mais junina do calendário nordestino, o Recife confirma sua vocação para a diversidade musical, fazendo dois convites sinfônicos imperdíveis. Nestas quarta e quinta-feira (21 e 22), enquanto a Rio Branco estará cheia de forró e o Sítio Trindade celebrará, com muitos decibéis de emoção, a tradição quadrilheira, recebendo as disputas finais  do 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, a Banda e a Orquestra Sinfônica do Recife realizarão concertos gratuitos e abertos ao público, nos teatros do Parque e de Santa Isabel, respectivamente. As apresentações, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, são gratuitas. Ambas terão início às 20h.

Banda Sinfônica

Amanhã (21), o concerto da Banda Sinfônica vai se render ao balancê. O programa preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino será todo dedicado aos ritmos e sonoridades do Nordeste. E ainda contará com a participação de uma das vozes mais emblemáticas do forró recifense: Cristina Amaral.

O programa junino começa com a composição “Vozes do Agreste”, do compositor mineiro Edmundo VillaniCôrtes. Seguida de “Baião de Lacan”, de Guinga e Aldir Blanc, e do clássico junino e nordestino “Feira de Mangaio”, composição de Sivuca e Glorinha Gadelha.

A Banda segue o caminho na roça com “Coco Ta-Ra-Ta-Tá”, de Geraldo Medeiros e depois convida Cristina Amaral para o ápice do balancê sinfônico, executando um medley de canções do Rei do Baião, com sucessos que arrastam os pés e fazem arder os corações nordestinos há décadas: “Qui nem Jiló”, “No meu Pé de Serra”, “Tenho Sede”, “Asa Branca”, “Eu só Quero um Xodó”.

O concerto começa às 20h e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro do Parque, a partir das 19h.

Orquestra Sinfônica

Na quinta-feira (22), é a Orquestra Sinfônica que espalha seus acordes. Com regência de Lanfranco Marcelletti Jr. e participação do solista Jamerson Batista, o concerto, realizado no Teatro de Santa Isabel, será oferecido para compensar o cancelamento da apresentação do último dia 14, inviabilizada pelas chuvas.

O programa será quase todo dedicado a compositores brasileiros. Começa com as músicas “Mexe com Tudo” e “Recife, Cidade Lendária”, do pernambucano Melquíades Claudino de Oliveira. E segue celebrando a brasilidade da “Ciranda das Sete Notas”, para fagote e orquestra de cordas, de Villa-Lobos, que será executada com a participação do solista Jamerson Batista (fagote). A noite encerra com uma das mais clássicas entre os clássicos, a “Sinfonia n° 7”, de Beethoven.

Serão disponibilizados, a partir das 10h de amanhã, 200 ingressos no site e no aplicativo Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br). Também haverá distribuição de ingressos na bilheteria do Santa Isabel, na quinta, a partir das 19h.

O público que retirou ingressos para o último dia 14 será acomodado na apresentação do próximo dia 28.

Serviço

Temporada 2023 de concertos da Banda Sinfônica do Recife

Data: 21 de junho

Horário: 20h

Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)

Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: 22 de junho

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca: Ingressos distribuídos no Conecta Recife, a partir das 10h de amanhã, e na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …