do-samba-ao-armorial:-rua-da-moeda-e-patio-de-sao-pedro-sao-tomados-pela-mistura-de-ritmos

Do samba ao armorial: Rua da Moeda e Pátio de São Pedro são tomados pela mistura de ritmos

Nesta terça (21), entre as atrações que subiram nos dois palcos para encerrar a folia estiveram Galeria do Ritmo, Jorge Aragão, Antúlio Madureira, Siba e Combo X. (Foto: Bruno Campos/PCR)

Uma grande mistura de ritmos que foi do samba à música armorial: assim foi o último dia do Carnaval do Recife nos polos montados na Rua da Moeda e no Pátio de São Pedro. Nesta terça-feira (21), entre as atrações que subiram aos palcos para encerrar os Festejos de Momo e animar os foliões estiveram a Escola de Samba Galeria do Ritmo, Aborto do Cavaco e Letto do Cavaco, além de Antúlio Madureira, Siba e Combo X.

No polo Samba da Moeda, o ritmo tomou conta da rua inteira e embalou quem começava a chegar ao Recife Antigo no fim da tarde. A Escola de Samba Galeria do Ritmo, que coleciona títulos de campeã dos desfiles recifenses, trouxe sua homenagem ao Palhaço Chocolate e, com uma bateria brilhante e colorida, abriu os trabalhos colocando todo mundo pra sambar. O público cantou em plenos pulmões junto aos músicos grandes clássicos do samba brasileiro: “É hoje”; “Coisinha do Pai”; e “Vou Festejar”, além do samba enredo do ano, “Alô, garotada, o doce espetáculo não pode acabar!”.

O casal de aposentados Sônia Jacira, 62 anos, e Ronaldo da Silva, 85 anos, dançavam juntos e curtiram animados o samba da noite. “Nós sempre saímos pra dançar e todo ano estamos aqui na Rua da Moeda nessa época. Estávamos ansiosos pela chegada do Carnaval. E depois de dois anos de pandemia, nós viemos pra descontar o tempo que passamos parados”, disse a foliã, que é moradora de Jardim Paulista e veio curtir o carnaval multicultural do Recife.

Com uma levada mais tradicional, o cantor Aborto do Cavaco, que soma mais de 35 anos de carreira, deu continuidade ao samba raiz e embalou os fãs do estilo.  Letto do Cavaco também animou quem circulou pelo local e tocou sucessos mais recentes. Na mesma noite, também cantaram Jorge Riba, Cris Galvão, Leno Simpatia e Leide do Banjo e As Mari’s do Samba, além do aclamado cantor Jorge Aragão.

PÁTIO DE SÃO PEDRO – Em um local que tem história de congregar manifestações culturais, Antúlio Madureira abriu a noite e fez o público dançar ao som do “Passo da Ema”, um clássico da música armorial que já tem mais de 20 anos. O músico ainda entoou o “Hino do Elefante de Olinda”, uma canção em homenagem à cidade irmã, reuniu o público numa grande roda de ciranda ao som de “Quem me deu foi Lia” e presenteou a plateia com os sons criativos e curiosos tirados de instrumentos inusitados.

Em seguida, o som da Mata Norte tomou conta do Carnaval, com Siba. O cantor abriu sua apresentação com “Trincheira da Fuloresta”, seguida de “A Jarra e a Aranha”, emendando com “Bloco da Bicharada”. Ao som do seu lançamento “Contente igual um pintinho”, colocou todos para dançar com a sua mesclagem de ritmos tradicionais com sonoridades modernas e experimentais. Ainda na Terça Gorda, também passaram pelo palco do Pátio de São Pedro a banda Combo X, que é liderada pelo ex-Nação Zumbi Gilmar Bolla 8; Adiel Luna; e Marcelo Jeneci.

CARNAVAL DO RECIFE – O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. Toda a programação pode ser conferida no site www.carnavaldorecife.com.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …