diversidade-marca-jogos-do-orgulho-do-recife

Diversidade marca Jogos do Orgulho do Recife

Competição promovida pela Prefeitura do Recife reuniu, neste fim de semana, mais de 600 pessoas no Ginásio Esportivo da UFPE. (Foto: Edson Holanda/PCR)

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), promoveu a competição esportiva pioneira em prol do respeito às diferenças e da luta contra o preconceito e discriminação de gênero: os Jogos do Orgulho do Recife. A competição aconteceu neste sábado (17) e domingo (18), no Ginásio Esportivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e reuniu 41 times inscritos e mais de 600 pessoas, entre atletas e torcedores.

As equipes mistas do Queimado que levaram os 1º, 2º e 3º lugares foram Alcateia, Ibura Sem Preconceito e Dream Team respectivamente. No Vôlei masculino, quem subiu ao pódio foram As Chicleteiras, Super Vôlei e Nosso Vôlei. Já Vôlei feminino, as equipes vencedoras foram UFPE, Super Vôlei e Vôlei das Winx. No Futsal masculino, Tropicats foi a equipe vencedora, seguida da Transviver. No Futsal feminino, as equipes vitoriosas foram Patroas e Real FC. 

O secretário executivo da Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, comemora que 41 times participaram dos Jogos do Orgulho neste ano, quase o dobro em comparação com primeira edição, que contou com 26 equipes. “É gratificante promover a política pública da juventude e observar ela sendo executada, incluindo jovens de todos os gêneros e classes sociais numa competição respeitosa. Diferente da primeira edição dos Jogos, quase todas as equipes estão padronizadas neste ano. Também é perceptível o aumento do público que vem prestigiar. Esses indicativos me deixam muito feliz, enquanto gestor público, pois percebo o amadurecimento dos times e a consolidação dos Jogos do Orgulho enquanto competição esportiva”, ressaltou Marcone. 

Além de medalhas e troféus, todos os times vencedores foram premiados com uma bola profissional do respectivo esporte, vestimentas padrão para os atletas e produtos das empresas apoiadoras. Os primeiros lugares de cada modalidade também receberam R$ 300 por time. Já os segundos e terceiros lugares garantiram ainda ingressos para eventos culturais promovidos pelos apoiadores. 

Os Jogos do Orgulho do Recife também têm como objetivo incluir ativamente os jovens nas práticas desportivas comunitárias, viabilizando o acesso ao lazer e às atividades físicas, conforme o Estatuto da Juventude (Lei Federal nº 12.852/13) e o Plano Municipal da Juventude (Lei Municipal 18.279/16). Assim como acontece desde a primeira edição, os Jogos do Orgulhos foram realizados em parceria com diversas secretarias municipais e empresas da iniciativa privada, que foram selecionadas por meio de chamamento público. 

About Redação

Veja também

Prefeitura do Recife divulga programação do Carnaval 2025 no Marco Zero

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco A Prefeitura do Recife anunciou a programação oficial …