direitos-humanos

DIREITOS HUMANOS

Central de Direitos Humanos e acessibilidade – Localizada na Rua do Observatório, a Central de Direitos Humanos e Acessibilidade contará com uma equipe multidisciplinar composta por agentes de direitos humanos, psicólogos/as, advogadas e assistentes sociais. O serviço tem como objetivo atuar na promoção e defesa dos direitos humanos com orientações,  articulação do serviço com a rede de garantia de direitos, além de divulgar campanhas contra o racismo e a LGBTfobia. A Central de Direitos Humanos contará também com intérpretes de libras e audiodescritores para garantir acessibilidade comunicacional às Pessoas com Deficiência, tanto na Central do Carnaval, como no palco principal no Marco Zero.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas também irá viabilizar a Rota Acessível, realizada por meio das vans do PE Conduz, ação do Governo do Estado. O serviço gratuito funcionará durante todo o Carnaval, garantindo o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida até o palco do Marco Zero. O trajeto terá o embarque em frente à estação do BRT, no Cais do Apolo, próximo à sede da Prefeitura do Recife. O desembarque será na Avenida Alfredo Lisboa, onde fica o palco principal do Carnaval do Recife. Para retornar, os usuários devem se dirigir ao mesmo ponto.

Empulseiramento de crianças – A Campanha de prevenção ao desaparecimento de crianças consiste na identificação dos pequenos pela colocação de pulseira com informações de nome e número de telefone dos responsáveis, facilitando a localização, caso alguma criança se perca. A ação também estimula os responsáveis a adotar essa prática sempre que forem para locais de grande circulação de pessoas.

O empulseiramento de identificação ocorrerá na Central do Carnaval, na Rua do Observatório, de quinta a terça-feira, das 16h à 0h. A Campanha de sensibilização e empulseiramento sempre é realizada durante grandes eventos promovidos pela Prefeitura do Recife, como o Carnaval, o período junino e a festa de Nossa Senhora da Conceição.

Recife sem preconceito e discriminação  – A Gerência da Livre Orientação Sexual (Glos) estará presente no Carnaval do Recife com a Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação. Com cartazes educativos em banheiros químicos de todos os polos de carnaval centralizados e descentralizados, com adesivo da Campanha Banheiro Para Todos. O adesivo faz referência aos vários tipos de identidade de gênero, chamando atenção para o uso do banheiro feminino por todas as mulheres e uso do banheiro masculino por todos os homens, sem discriminação e a partir da identidade de gênero da pessoa.

A Glos também fixará adesivos de divulgação das leis municipais que punem e proíbem atos discriminatórios no Recife (16.780/2002 e 17.025/2004), dos serviços do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI do Recife e da plataforma de denúncias do município https://denunciaslgbt.recife.pe.gov.br, que também está no aplicativo Conecta Recife.

Recife sem Racismo – A Gerência de Igualdade Racial promoverá a divulgação da Campanha Recife Sem Racismo que tem como objetivo fazer o enfrentamento ao racismo, bem como divulgar o canal de denúncias disponível no Conecta Recife ou pelo link https://semracismo.recife.pe.gov.br.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …