10/03/2022 – O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou, nesta quinta-feira (10), o resultado da Pesquisa de Gestão por Competência, realizada em 2021, para analisar as competências comuns da instituição. A iniciativa partiu da Coordenação do Núcleo de Apoio à Gestão de Pessoas e do Grupo de Trabalho de Gestão de Pessoas. O projeto tem como objetivo realizar diagnóstico das competências comuns, identificando as lacunas de aprendizagem e também elencando as prioridades de capacitação a partir da avaliação dos conhecimentos, habilidades e atitudes.
Segundo o subprocurador-geral em Assuntos Administrativos, Valdir Barbosa Júnior, a pesquisa possibilita aos membros e servidores a construção de um planejamento para a carreira profissional. “Nossa pretensão é construir, a partir dos dados obtidos por meio da pesquisa, um mapeamento condizente com as necessidades e com os fatores indispensáveis para o desenvolvimento das pessoas que atuam no serviço público, mais precisamente no MPPE”, afirmou Valdir Barbosa.
Vale lembrar que a pesquisa foi realizada a partir de formulário eletrônico direcionado aos membros, servidores e assessores de membros do MPPE, que atuam na capital e na região metropolitana, no período de 2 de dezembro de 2021 a 21 de janeiro de 2022. Foram registrados 403 respondentes entre Promotores e Procuradores de Justiça, Servidores e Assessores de Membro, o que corresponde a uma taxa de resposta de aproximadamente 30%.
Para o diagnóstico, foram validados seis modelos de competências comuns para a instituição, sendo todos os resultados levados em consideração, indicando que as competências precisam ser desenvolvidas, na seguinte ordem:
Foco no resultado – direcionar esforços para o alcance de objetivos que agreguem valor à organização e à sociedade. Neste ponto, 62,8% dos respondentes representaram potencial instalado e 37,2% indicaram espaço de aprendizagem.
Organização – planejar as atividades de trabalho, definindo prioridades e utilizando recursos necessários ao alcance dos resultados. Neste ponto, 64,0% dos respondentes representaram potencial instalado e 36,0% indicaram espaço de aprendizagem.
Inovação – implementar soluções criativas, conectando informações e pessoas para resolver problemas no contexto de trabalho. Neste ponto, 65,3% dos respondentes representaram potencial instalado e 34,7% indicaram espaço de aprendizagem.
Integração – articular com as unidades da organização para promover um ambiente de trabalho colaborativo. Neste ponto, 70,0% dos respondentes representaram potencial instalado e 30,0% indicaram espaço de aprendizagem.
Comunicação – transmitir informações de linguagem simples, utilizando diferentes veículos de comunicação. Neste ponto, 71,2% dos respondentes representaram potencial instalado e 28,8% indicaram espaço de aprendizagem.
Atendimento – realizar atendimento visando a resolutividade da demanda do público, a partir de todos os canais disponíveis. Neste ponto, 72,6% dos respondentes representaram potencial instalado e 27,4% indicaram espaço de aprendizagem.
Imagem acessível: fundo vermelho tem sobrepostos os dizeres Gestão por Competências, Diagnóstico institucional chega para aperfeiçoamento do MPPE. Acima, no canto direito, MPPE