Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20 de novembro, os Povos de Terreiro de Garanhuns, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), promovem uma série de serviços para a comunidade. Orientações, oficinas, roda de diálogo, entre outras ações, serão realizadas nesta terça-feira (22), das 8h às 12h, no Terreiro de Pai André, localizado na Rua Joaquim Branco, 109, bairro São José.
A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência dos negros escravizados e da luta por direitos reivindicadas por afro-brasileiros. “Nossa Secretaria também está preocupada com as questões raciais, que envolvem povos tradicionais, e que estão na raiz da nossa história. Não podemos deixar que isso seja esquecido, e, ter um dia que relembra toda essa resistência, nos ajuda a identificar as falhas da história e a evitar que elas se repitam”, reforça a secretária Eliane Madeira.
Para esta terça-feira, a população poderá contar com o seguintes serviços: orientações sobre o Cadastro Único, Auxílio Brasil e serviços do Cras; busca ativa para o Programa Criança Feliz; oficina de brinquedos para a primeira infância; informações sobre carteirinhas da pessoa com deficiência e do idoso; pintura no rosto, escovódromo; orientações nutricionais e jurídicas; equipe multiprofissional de saúde com exames e aferições; além de roda de diálogo sobre Políticas Públicas e ações afirmativas para o povo de terreiro.
Arte: Anderson Carlos