Entre as ações, estão previstas rodas de conversa com adolescentes, distribuição de material educativo, lançamento de uma plataforma no Conecta Recife para denúncias de LGBTfobia, além de apresentação da Política, serviços e fluxos voltados específicos para essa população (Foto: Ikamahã/SESAU)
Para marcar o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, em parceria com a Gerência de Livre Orientação Sexual da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, organizou uma programação com algumas atividades até o fim deste mês. Entre as ações, estão previstas rodas de conversa com adolescentes, distribuição de material educativo, lançamento de uma plataforma no Conecta Recife para denúncias de LGBTfobia, além de apresentação da Política, serviços e fluxos voltados específicos para essa população. A programação completa pode ser conferida abaixo.
Entre os destaques da programação está uma intervenção na Escola Técnica Estadual Dom Bosco, na Tamarineira, que será realizada nesta quinta-feira (18), às 14h. Na ocasião, profissionais das secretarias de Saúde e Direitos Humanos farão um diálogo com a comunidade escolar para apresentar os serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife para o público LBGTI , no sentido de garantir direitos e minimizar os impactos do preconceito estrutural.
Ainda na quinta-feira (18), a partir das 20h, será realizado o Projeto Saúde na Pista com profissionais do sexo transexuais e travestis. As equipes percorrerão alguns pontos onde há uma frequência desses grupos nos Distritos Sanitários 4, 6 e 8. Durante a abordagem, serão distribuídos insumos para trabalho, como preservativos e sachês de gel lubrificantes, além de material educativo. Também será realizado um levantamento das principais necessidades dessas trabalhadoras para subsidiar futuras ações.
No Recife, dois equipamentos de saúde são voltados diretamente ao acolhimento da comunidade LGBTQIA , são eles: o Ambulatório LGBT Patrícia Gomes (cujo funcionamento já foi descrito aqui: https://bit.ly/3lsvfYh), na Policlínica Lessa de Andrade; e o Ambulatório LBT (que foi detalhado aqui: https://bit.ly/3o7EKxl), que é voltado para pessoas LBT – mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais, e fica instalado no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado. Ambos recebem os usuários de forma espontânea, sem necessidade de agendamento, e oferecem atendimentos de saúde multiprofissional.
A coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da População LGBT do Recife, Dayane Alves, ressalta a importância de realizar esse tipo de atividade. “Infelizmente, o público LGBT ainda sofre muito preconceito e isso precisa ser combatido com informação. Quanto mais essas pessoas souberem dos seus direitos sociais e de saúde, mais empoderadas elas ficam para não negligenciar os cuidados com a própria saúde e nem ter os seus espaços diminuídos na sociedade”, reflete.
A Prefeitura do Recife também incluiu no Conecta Recife um espaço para denúncias de crimes contra a população LGBTI . Com isso, a população terá acesso a ferramenta de forma mais acessível e facilitada, podendo registrar a queixa de forma identificada ou anônima. Antes, o recurso estava disponível no site da Prefeitura do Recife, desde maio de 2018. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, e tem o objetivo de reforçar a acampanha “Recife sem preconceito e discriminação”.
Atos de violência, LGBTfóbicas em redes sociais, xingamentos, impossibilidade de entrada em estabelecimento comercial, ato constrangedor, intimidatório e vexatório, recusa de atendimento médico e proibição de livre manifestação estão entre os crimes que poderão ser registrados na plataforma de denúncias LGBTI . Na denúncia, também será possível anexar fotos, vídeos, áudios, e/ou documentos que corroborem o ato descrito. O denunciante poderá optar por se identificar ou não.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
17/05 – 14h: Lançamento da Plataforma de Denúncias de LGBTfobia da Prefeitura da Cidade do Recife
Local: Centro de Referência em Cidadania LGBTI – Rua dos Médicis, 86 – Boa Vista, Recife.
18/05 – 14h: Dia de Combate à LGBTfobia na Escola Técnica Estadual Dom Bosco, na Tamarineira. Dialogar com a comunidade escolar sobre o assunto, assim como apresentar os serviços para população LGBT do Recife (saúde e direitos humanos) que visam garantir direitos e minimizar os impactos da LGBTfobia estrutural;
Local: Escola Técnica Dom Bosco – Estr. do Arraial, 3208 – Tamarineira, Recife.
18/05 – 20h: Projeto: “Saúde na Pista” com Profissionais do Sexo Transexuais e Travestis – distribuição de insumos para trabalho (preservativos, gel lubrificantes), orientações sobre os serviços de para população LGBT do Recife (saúde e direitos humanos) e levantamento das principais necessidades das trabalhadoras do sexo para subsidiar futuras ações. A atividade será realizada em parceria com a Gerência de Livre Orientação Sexual (Secretaria Executiva de Direitos Humanos – SDSDHJPD) – (Distrito Sanitário 4, 6, 8)
20/05 – 8h às 18h: I Conferência Livre Nacional de Saúde de Pessoas LGBTIAPN (Virtual)
23/05 – 13h: Apresentação do Protocolo de Atendimento e Abordagem de Agentes Públicos Junto à População LGBTI – o Protocolo foi elaborado pela Gerência de Livre Orientação Sexual (Secretaria Executiva de Direitos Humanos – SDSDHJPD) e em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife. O documento tem como objetivo dar suporte no aspecto do atendimento e abordagem, por agentes públicos municipais junto à população LGBTI , com base na legalidade e no respeito aos Direitos Humanos, bem como, apresentar orientações acerca dessa população.
Local: COMPAZ Eduardo Campos – Rua Anibal Benévolo, S/Nº – Alto Santa Terezinha, Recife.
29/05 – 14h: Oficina de Saúde LGBT com as equipes de Práticas Integrativas e Complementares (UCIS Guilherme Abath e UCIS CIS).
Local: R. Lindolfo Color, 165 – Engenho do Meio
Você precisa fazer login para comentar.