camara-aprova-urgencia-para-o-projeto-da-nova-regra-fiscal

Câmara aprova urgência para o projeto da nova regra fiscal

A Câmara dos Deputados aprovou a urgência do projeto para mudar o regime fiscal do país. 367 deputados votaram pela prioridade pelo projeto, enquanto outros 102 deputados foram contrários.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que projeto deve ser votado na próxima semana.

As novas regras fiscais substituem o “Teto de Gastos”, aprovado durante o governo Temer.

O relator do projeto, Claudio Cajado, do PP da Bahia, defendeu a tramitação em urgência para aprovação da proposta que busca equilibrar o orçamento público.

Já o deputado Tarcísio, do PSOL do Rio de Janeiro, questionou a urgência e defendeu que a proposta dá continuidade as amarras do Teto de Gasto.

A proposta do governo condiciona o aumento de gastos à meta de superavit primário, ou o equilíbrio de gastos e receitas, que poderá variar em 0,25% para mais ou menos do crescimento da economia do ano anterior.

A proposta prevê que o crescimento das despesas deve respeitar o limite de 70% da variação da arrecadação dos últimos 12 meses.

O relator trouxe de volta o bloqueio de despesas públicas obrigatórias, que havia se tornado facultativo pelo projeto do governo.

Entre as medidas, estão a proibição do aumento real de despesas, o reajuste para servidores públicos e a criação de cargos públicos em caso de descumprimento da meta fiscal.

Estão fora desta restrição o reajuste do salário mínimo. O bolsa família, que também não teria o aumento bloqueado, foi incluído na regra geral.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

Após quase 30 anos, Junina Rojão recoloca Jaboatão na final estadual de quadrilhas de Pernambuco

Após três décadas grupo recoloca Jaboatão dos Guararapes entre as finalistas do campeonato estadual. A Quadrilha Junina …