O material foi pensado, especialmente, para aquelas pessoas que têm dificuldade de ler. Para marcar a data, a unidade ainda vai promover um seminário voltado para os profissionais do Hospital. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)
O atendimento humanizado aos pacientes é uma das principais marcas do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), ligado à Prefeitura do Recife. E para oferecer maior conforto e bem-estar aos usuários que buscam o ambulatório de nutrição da unidade, será lançado nesta quarta-feira (31), Dia do Nutricionista, um cardápio ilustrado. O material foi pensado, especialmente, para facilitar a comunicação entre o profissional de saúde e aquelas pessoas que têm dificuldade de ler.
“Imagina o quanto deve ser difícil você pegar um papel que diz algo referente a você e não entender o que está escrito? Isso me doía muito, porque eu sabia que meu trabalho estava incompleto. Eu sentia falta de fazer alguma ferramenta para atender à necessidade desse paciente. Por isso, o cardápio foi pensado a partir da perspectiva da inclusão social e do atendimento humanizado, colocando em prática um dos princípios do Sistema Único de Saúde, que é a equidade”, explica a nutricionista do HECPI e uma das idealizadoras do projeto, Isabelle Assunção.
O cardápio ilustrado é dividido em duas partes. Na primeira, há nove grupos alimentares separados por números e cores. Já a segunda é voltada para os horários das refeições e os respectivos alimentos que devem ser ingeridos em cada uma delas. No final, há uma categoria exclusiva para a água, reforçando a importância de manter-se hidratado.
I SEMINÁRIO DE NUTRIÇÃO NO ENVELHECIMENTO – Além do lançamento do cardápio ilustrado, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa vai celebrar o Dia do Nutricionista promovendo o I Seminário de Nutrição no Envelhecimento. O evento, voltado para os profissionais da unidade, vai acontecer das 8h às 16h, no auditório do HECPI.
De acordo com a Coordenadora de Nutrição da unidade, Adriana Negromonte, a programação foi planejada para trazer temas atuais na área de nutrição e envelhecimento. “Vamos abordar a utilização de alimentos funcionais para o controle de diabetes, além de trazer temas relacionados às vivências práticas e os desafios diários das nutricionistas na assistência nutricional prestada ao paciente idoso renal crônico e em cuidados paliativos”, destaca.
Confira a programação:
08:10: Recepção e Boas Vindas
Adriana Negromonte
08:15: Alimentos Funcionais no Controle da Diabetes no Paciente 60
Palestrante: Gleyce Kelly de Araújo Bezerra
09:00: Lançamento do Cardápio Ilustrativo
Isabelle Assunção
09:15: Coffee Break
09:30: Doença Renal Crônica: um desafio para a Nutrição da pessoa idosa
Kelly Regina Wanderley Falcão
Intervalo
14:00: Nutrir a pessoa idosa é possível?
Palestrante: Luisiana Lins Lamour
15:00: Abordagem Nutricional nos Cuidados Paliativos
Palestrante: Shirley Kelly dos Santos Simões