dia-d-contra-a-poliomielite-tera-175-pontos-de-vacinacao-no-recife-neste-sabado-(8)

Dia D contra a poliomielite terá 175 pontos de vacinação no Recife neste sábado (8)

A Secretaria Municipal de Saúde do Recife promove, neste sábado (8), o Dia D de vacinação contra a poliomielite. Serão disponibilizados 175 pontos de vacinação, das 8h às 17h, entre Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas, centros de vacinação e postos volantes montados para facilitar o acesso da população (ver lista completa aqui:  https://bit.ly/vacinacao_poliomielite). No município, a meta é vacinar 66.489 mil crianças de 1 a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), correspondendo a 95% da população alvo.

A campanha faz parte da Estratégia Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que teve início no dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho, com o objetivo de reduzir o risco da reintrodução da doença no país e aumentar a cobertura vacinal.  “Queremos convocar os pais e responsáveis que ainda não levaram suas crianças para que aproveitem o Dia D e garantam a proteção dos pequenos. A vacinação é a nossa principal ferramenta para manter o Brasil livre da poliomielite”, destaca a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Elizabeth Azoubel.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, crianças de 1 a 4 anos de idade que estejam em dia com o esquema básico devem receber mais uma dose da vacina oral (VOP). A recomendação é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança para avaliação da situação vacinal pelas equipes de saúde.

As crianças menores de um ano deverão receber a vacina conforme o esquema primário, que inclui três doses da vacina inativada poliomielite (VIP). As outras, de um a quatro anos, serão vacinadas com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com a VIP.

Sobre a Poliomielite – A poliomielite é uma doença grave, caracterizada por paralisia flácida que afeta principalmente os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A vacinação contra a poliomielite inclui três doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos.

Pólio no Brasil – O Brasil não registra casos de pólio desde 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, ano passado, o Brasil foi classificado pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas como território de alto risco para reintrodução do poliovírus. Atualmente, o país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …