A Secretaria Municipal de Saúde do Recife promove, neste sábado (8), o Dia D de vacinação contra a poliomielite. Serão disponibilizados 175 pontos de vacinação, das 8h às 17h, entre Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas, centros de vacinação e postos volantes montados para facilitar o acesso da população (ver lista completa aqui: https://bit.ly/vacinacao_poliomielite). No município, a meta é vacinar 66.489 mil crianças de 1 a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), correspondendo a 95% da população alvo.
A campanha faz parte da Estratégia Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que teve início no dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho, com o objetivo de reduzir o risco da reintrodução da doença no país e aumentar a cobertura vacinal. “Queremos convocar os pais e responsáveis que ainda não levaram suas crianças para que aproveitem o Dia D e garantam a proteção dos pequenos. A vacinação é a nossa principal ferramenta para manter o Brasil livre da poliomielite”, destaca a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Elizabeth Azoubel.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, crianças de 1 a 4 anos de idade que estejam em dia com o esquema básico devem receber mais uma dose da vacina oral (VOP). A recomendação é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança para avaliação da situação vacinal pelas equipes de saúde.
As crianças menores de um ano deverão receber a vacina conforme o esquema primário, que inclui três doses da vacina inativada poliomielite (VIP). As outras, de um a quatro anos, serão vacinadas com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com a VIP.
Sobre a Poliomielite – A poliomielite é uma doença grave, caracterizada por paralisia flácida que afeta principalmente os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A vacinação contra a poliomielite inclui três doses administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, com doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos.
Pólio no Brasil – O Brasil não registra casos de pólio desde 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, ano passado, o Brasil foi classificado pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas como território de alto risco para reintrodução do poliovírus. Atualmente, o país está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.
Você precisa fazer login para comentar.