O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) dá início a programação do Maio Amarelo, mês definido para reforçar a segurança no trânsito. As atividades iniciam, neste domingo (1º), no Marco Zero, Bairro do Recife.
Das 9h às 11h, quem circular pela área poderá conhecer o simulador de direção, equipamento que reproduz situações no trânsito em condutores sob efeito de álcool.
O aparelho é dotado de volante, pedais, marcha e monitores que mostram a estrada e todo o trajeto do veículo.
O aparelho reproduz as situações vivenciadas quando o condutor está sob efeito de álcool. São momentos com visão fora de foco, pouco reflexo e velocidade descontrolada.
Além das atividades com simuladores, haverá ainda distribuição de coletes refletivos com os ciclistas que passarem pelo local.
O simulador estará dentro do Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimento externo, que ofereçe ainda a experiência de usar os óculos de realidade virtual, instrumento que leva visualmente o usuário numa jornada que sai de um bar para a estrada.
Técnicos do Detran-PE vão acompanhar pedestres com óculos que tornam o olhar semelhante ao de alguém que ingeriu bebida alcoólica. A experiência mostra visão turva, distorções e perda do equilíbrio. A ideia é conscientizar a população para as consequências do uso do álcool e direção.
Leia também
• Mãe com recém nascido é presa no Aeroporto do Recife com 5,9 kg de cocaína
• Procon-PE encontra produtos fora da validade em estabelecimentos da RMR
Haverá ainda distribuição de panfletos com instruções educativas e recomendações de segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Para as atividades no Bairro do Recife, o Detran-PE vai disponibilizar dois caminhões equipados para prestação de serviços à população. Mas, segundo o Detran, as ações do Maio Amarelo seguem durante todo o mês, levando informações a escolas, hospitais, shoppings e municípios da Região Metropolitana, Agreste e Sertão. Este ano, a campanha tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”.
Veja também
Folha Pet STF Cão segue ambulância com tutor até o hospital, aguarda atendimento e acompanha a volta para casa
Moraes: maior desafio das eleições é o combate à desinformação