O quadro AB Saúde desta quinta-feira (7) falou sobre alopecia. A dermatologista Mariana Delduque explicou sobre a doença falando sobre os sintomas e tratamentos.
A alopecia ficou mais conhecida depois da cerimônia do Oscar deste ano, quando o ator Will Smith bateu no humorista Chris Rock depois de uma piada sobre a condição da esposa, que sofre da doença.
A alopecia é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estima-se que mais de 80% dos homens com mais de 80 anos sofrem com a doença. Mas a condição também pode afetar as mulheres.
Segundo a dermatologista, os primeiros sintomas podem aparecer entre 20 e 30 anos. O problema pode aparecer em outras partes do corpo, não somente no couro cabeludo. Uma das variações é a alopecia androgênica, que está associada ao excesso de hormônios. Outra forma é a areata, que atinge 2% da população.
A dermatologista explicou também que o tratamento serve para amenizar os efeitos, já que a doença é autoimune e não tem cura. E somente um profissional da área pode prescrever o método mais adequado.
Confira a entrevista completa:
AB Saúde: Quadro fala sobre alopecia