Parlamentares federais da Região Nodeste solicitaram à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a criação de uma comissão temporária para fiscalização da Transposição do Rio São Francisco. Entre os autores do pedido está a deputada pernambucana Clarissa Tércio (PP).
Além de Clarissa Tércio, o grupo é formado pelos deputados federais André Fernandes (PL), General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL), Cabo Gilberto Silva (PL), Rodrigo Valadares (UNIÃO), Capitão Alden (PL), Dr. Jaziel(PL) e Coronel Meira (PL).
No documento apresentado informa que, apesar da inauguração ter ocorrido em 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o beneficiamento de milhares de famílias, há relatos de que alguns trechos da obra foram interditadas, impossibilitando a passagem da água. Os parlamentares se baseiam em vídeos compartilhados por sertanejos nas redes sociais.
De acordo com Clarissa Tércio, a iniciativa visa fiscalizar in loco a situação das obras da Transposição do Rio São Francisco, concluídas, no ano passado.
“ Estamos falando da maior obra de infraestrutura hídrica do país, que tem beneficiado 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte e contemplando 390 municípios com o acesso à água.
Sabemos do sofrimento que o povo nordestino passa durante a seca e o acesso a água é fundamental para garantir a dignidade dessas pessoas que esperaram por mais de uma década pela conclusão dessa obra. Então precisamos constatar a situação em que se encontra e confirmar se as denúncias procedem”, destacou a parlamentar.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação