deputado-federal-eduardo-da-fonte,-pp,-viabiliza-compra-de-acelerador-linear-para-hospital-de-cancer-de-pernambuco

Deputado federal Eduardo da Fonte, PP, viabiliza compra de Acelerador Linear para Hospital de Câncer de Pernambuco

A previsão é de que em seis meses o novo acelerador linear já esteja disponível e permitindo um aumento de 50% no número de atendimentos na unidade de saúde, que hoje é de 172 pacientes por dia.

Além de aumentar a capacidade de atendimentos no HCP, que hoje tem em média 420 pacientes aguardando para início de tratamento, a tecnologia usada pelo novo Acelerador Linear, também permite uma redução na quantidade de aplicações de alguns tumores, como exemplo o câncer de Próstata, chamado hipofracionamento, que reduz o tratamento de 36 para 20 sessões. Também proporciona um tratamento com possibilidade de menor dose nos órgãos vizinhos, podendo levar a menor probabilidade de efeito colateral.

O HCP será a única unidade de saúde do SUS a dispor de um equipamento com essa tecnologia em Pernambuco, que ainda traz uma outra possibilidade: o tratamento de tumores pequenos (intracranianos ou não), com uma localização pontual extremamente fidedigna e com doses altíssimas por meio da Estereotaxia, mais conhecida como Radiocirurgia ou Radioterapia estereotaxia fracionada.

O acelerador é um grande aliado no sucesso do tratamento de casos oncológicos já que, segundo a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBR), 70% dos pacientes precisam de radioterapia em alguma etapa do tratamento, o que faz com que a chegada do novo equipamento seja um importante reforço para a unidade de saúde, que é um hospital filantrópico 100% SUS.

O investimento para a aquisição do Acelerador foi de R$ 6.491.264,00, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo da Fonte, do PP. “Trabalhar para modernizar os equipamentos dos hospitais 100% SUS de Pernambuco é uma grande motivação para o nosso trabalho no Congresso Nacional”, ressaltou o parlamentar.


Atualmente, o HCP conta com dois equipamentos para realizar os tratamentos: uma máquina com fonte radioatividade cobalto e um Acelerador Linear. As máquinas permitem que as sessões de tratamento sejam agendadas para um paciente a cada 10 minutos, porém a alta demanda faz com que a chegada da nova máquina, seja motivo de muita alegria para médicos e pacientes.

“Os pacientes do estado de Pernambuco agradecem a doação dessa máquina. Ela não só veio para aumentar o atendimento em mais de 50% dos pacientes e diminuir fila, como também, trazer um tratamento de alta tecnologia para esses pacientes. A gente vai poder oferecer para o SUS, um tratamento que não é oferecido hoje de rotina, por conta do alto custo desses equipamentos. É um ganho incrível!”, comemorou a coordenadora dos serviços de radioterapia do HCP, dra. Ana Luiza Fassizoli.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

prova-de-vida-e-facilitada-para-aposentados-e-pensionistas-de-olinda

Prova de vida é facilitada para aposentados e pensionistas de Olinda

Ferramenta busca facilitar a vida dos beneficiários, oferecendo alternativas práticas e modernas Publicado por: Marcílio …