defesa-civil-do-recife-reune-liderancas-dos-nucleos-comunitarios-para-comemorar-a-semana-nacional-de-reducao-de-desastres

Defesa Civil do Recife reúne lideranças dos núcleos comunitários para comemorar a Semana Nacional de Redução de Desastres

Encontro aconteceu no Unicap, com a participação de técnicos, professores e representantes da população. (Foto: Hélia Scheppa/PCR)

A Defesa Civil do Recife reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), lideranças dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) para comemorar a Semana Nacional de Redução de Desastres de 2023, que acontece na segunda semana de outubro de cada ano. O encontro foi realizado no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com a participação de técnicos, professores e representantes da população.

O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) é uma proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população das áreas de risco. “Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos”, afirma o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.

“Tem sido uma experiência formidável participar dos núcleos. Nossa parceria com a Defesa Civil é muito boa e contribui para a disseminação de informações e práticas importantes para toda a população”, atesta a líder comunitária Rosaly Medeiros. Este ano, foram capacitadas 23 lideranças de todas as regiões da cidade para atuar junto com o poder público na prevenção das situações de risco e resposta às emergências e desastres.

“A participação social é fundamental para fortalecer o trabalho da Defesa Civil. Agradecemos a colaboração de todos os representantes dos NUPDECs, que são muito ativos nas comunidades”, complementa a gerente-geral de Atenção Social, Giselle Vieira. Por sua vez, a professora Cynthia Suassuna, da Unicap, destaca a relevância da colaboração da população. “A participação popular nas políticas públicas faz parte do Estado Democrático de Direito e está prevista na Constituição como fundamento básico. O trabalho de todos aqui é de extrema importância para a redução do risco de desastres”, ressalta.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …