Centenas de pessoas assistiram as atrações que foram desde apresentação de cordel, passando por lendas urbanas do Recife, como a perna cabeluda e outras atrações (Foto: Divulgação)
O público estava com saudade de atividades ao ar livre.
E o Viva a Guararapes desse domingo (6) foi a uma ótima opção. Além disso, o tema Cultura Nordestina tocou na memória afetiva da população oferecendo uma série de atrativos culturais e de lazer. Teve de espetáculo Folclore Popular, que trouxe lendas urbanas, como a perna cabeluda, o Véio do saco, Comadre Fulôzinha, entre outras. Outro destaque foi a Ação do Coração, que distribuiu 10 mil corações de tecido confeccionados por voluntários da Organização de Auxílio Fraterno (OAF). A ação lembrou a importância de espalhar amor e cuidar do próximo, que ocorre há 11 anos. O evento aconteceu na Avenida Guararapes e contou com um palco e 13 polos de atividades gratuitas de cultura, esporte e lazer.
O Viva a Guararapes é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio do Programa Recentro, e tem o objetivo de trazer os recifenses e visitantes para vivenciar e ocupar o centro da cidade, aproveitar suas paisagens, arquitetura e história. O artesão Bruno Marcolino, a esposa Lisa Nunes e a filha Maria Flor foram pela primeira vez para o evento e estavam adorando. “É muito bom quando a cidade abraça a gente”, disse Bruno, que é o do bairro de Rio Doce, Olinda. Já o bancário Higgo Braga, morador da Madalena, frequentador do Viva a Guararapes, estava aproveitando o som dos Djs da Reverse, na Praça do Sebo. “O evento é muito bom e estou aproveitando muito”, disse.
No Polo Instagramável teve uma caixa de boneca da Barbie nordestina humana, vestida de cangaceira nas cores rosa e marrom. O karaokê, como sempre virou uma animada festa popular. No Polo Esportivo, os destaques foram basquete e vôlei de rua, badminton, futebol de barrinha e patinação. Já no Polo Infantil, o banho de espuma foi mais uma vez uma das atrações mais diputadas pelas crianças. Mas elas puderam brincar de chute a gol, touro mecânico, recreação, pula pula, muro de escalada, brinquedos infláveis, cama elástica e oficinas de pintura e balão. As brincadeiras tradicionais para os bem pequenos no Novo Quintal ficaram lotadas.
No Polo Pet teve adoção de animais com a ONG Anjos do Poço. Houve vacinação antirrábica, além de pinturinha infantil. No tradicional Polo Sebo, aconteceu as feirinhas de vinil e do Sebo e a atração cultural fica por conta da festa Reverse, com a animação de vários djs. No Polo Cultural e Artístico, se apresentarão o Maracatu da OAF, Dudu do Acordeon, Ava Guimarães, Rogério Rangel, Ed Carlos, Rafael Marques, Nádia Maia, Larissa Lisboa.