11/08/2022 – Integrantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) concluíram, na última terça-feira (9), o Curso de Formação de Formadores em Facilitação de Processos Circulares, promovido pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) e pela Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP/MPPE).
O curso contou com sete dias de atividades facilitadas pela professora Célia Passos, doutora em Psicologia Social e mestre em Estudos Avançados em Mediação. Ela ressaltou que as participantes da capacitação se dispuseram a desenvolver um Projeto Pessoal de Prática Aplicada (PPP.A), por meio do qual colocarão em prática os conhecimentos adquiridos nos seus contextos de atuação.
“O PPP.A é uma garantia do retorno do investimento realizado, tanto de tempo quanto de recursos financeiros, e proporciona melhores interações no espaço sociotécnico. Resta aos gestores do MPPE abrir espaços e identificar oportunidades para que tais práticas sejam implementadas”, ressaltou Célia Passos.
Já a analista ministerial em Psicologia Louise Magalhães, que trabalha no NUPIA, apontou que essa formação traz, para a equipe do Núcleo e seus apoiadores, a habilitação para formar novos facilitadores de círculos em construção de paz, ampliando essa prática no MPPE.
“A formação foi muito importante para aprofundar os conhecimentos em Justiça Restaurativa. A professora Célia Passos trouxe uma visão muito diferenciada sobre os processos circulares que nos abriu novos horizontes para sua aplicação na Instituição. É um grande avanço para o MPPE, que vem investindo na formação dos seus membros e servidores para atuarem com novas metodologias de resolução de conflitos, em conformidade com as diretrizes do CNMP e com as tendências mundiais da área”, complementou.
A coordenadora do NUPIA, procuradora de Justiça Nelma Quaiotti, agradeceu o apoio do procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto Freitas, do subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Administrativos, Valdir Barbosa Júnior, por possibilitarem a liberação, por sete dias inteiros, das nove servidoras do MPPE que se inscreveram para acompanhar o curso. Ela também ressaltou a presença do diretor da ESMP, procurador de Justiça Sílvio Tavares, que esteve presente na abertura do evento.
“Também estendo o agradecimento às servidoras Andrea Corradini Rego Costa, Cristiane Cavalcanti Dutra de Lima, Elizelma Maria da Silva, Leilane Almeida Paixão, Louise Emmille Magalhães Lyra Macêdo, Paula Nóbrega de Brito, Renata Costa de Barros Correia, Sandra Alves da Silva e Tanany Frederico dos Reis, que demonstraram seu comprometimento participando dessa capacitação”, concluiu Nelma Quaiotti.
Imagem acessível: pessoas sentadas em círculo, em uma sala, com outra pessoa em pé falando para elas
Você precisa fazer login para comentar.