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CTTU realiza quinta rodada de pesquisas para medir índice de respeito à velocidade regulamentada na via

Objetivo é identificar padrões de velocidade dos condutores de veículos no Recife e, a partir desses dados, fundamentar ações para promoção da segurança viária (Foto: Iggor Gomes/Arquivo PCR)

Para coletar informações sobre o comportamento dos condutores do Recife, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Johns Hopkins University, dos EUA, e a Universidade Federal do Ceará (UFC) iniciou, no último sábado (25), a quinta rodada de pesquisa para medir a velocidade média dos condutores recifenses nas vias do Recife. A ação é coordenada pela CTTU em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS) e tem o objetivo de identificar o índice de respeito à velocidade máxima regulamentada nas vias.

Ao todo, os pesquisadores estarão em 16 vias da cidade com equipamentos para medir a velocidade dos veículos e registrar se há excesso. O equipamento não vai gerar nenhuma notificação, mas vai prover à CTTU dados estatísticos sobre o comportamento dos condutores na via. “Os dados coletados nas pesquisas de velocidade, realizadas desde 2020, têm sido cruciais para fundamentar os trabalhos voltados para a promoção da segurança viária realizados pela CTTU, por meio de ações de fiscalização, comunicação e do redesenho das ruas da cidade”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Entre 2020 e 2022 foram realizadas quatro rodadas de pesquisa. Até então, a velocidade foi medida em aproximadamente 160.000 veículos no Recife. Na primeira rodada do estudo, em dezembro de 2020, observou-se que, em média, 37% dos condutores excederam a velocidade. Já na quarta rodada, realizada em novembro de 2022, o número caiu para 24%, o que revela que as ações, baseadas em dados, implementadas no Recife, têm resultado em um aumento do respeito dos condutores aos limites de velocidade.  As motocicletas continuam sendo os veículos mais propensos a acelerar. A última rodada de pesquisa realizada, demonstrou que, em média, 35% dos motociclistas não respeitam a velocidade máxima estabelecida para a via. De acordo com o último Relatório Anual de Segurança Viária publicado no Recife, os motociclistas representam 69% das vítimas feridas em sinistros de trânsito ocorridos em 2021. 

O excesso de velocidade é o principal fator de risco que causa lesões e mortes em decorrência de sinistros de trânsito em todo o mundo, inclusive no Recife. As pesquisas observacionais realizadas para medir a velocidade dos veículos produzem dados de suma importância para endereçar, de forma assertiva, ações como: Campanhas de comunicação, operações de fiscalização e projetos de engenharia de tráfego com elementos de redução de velocidade. Esse trabalho realizado pela CTTU, em parceria com a Iniciativa Bloomberg, baseado em dados e nas melhores práticas de segurança viária, contribuiu para a redução em 19% no número de mortes no trânsito do Recife entre 2020 e 2021.

Metodologia – Para realizar as análises, os pesquisadores vão às ruas com equipamentos medidores de velocidade dos veículos. As medições são feitas das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Desde 2020, a pesquisa é realizada com o objetivo de estabelecer um comparativo anual e, com isso, analisar se as políticas implementadas pela Prefeitura do Recife continuam surtindo o efeito necessário na redução de velocidade e, ainda, se existe necessidade de intensificar as ações em determinada localidade. Ao todo, 16 locais serão observados. Entre eles, as avenidas Norte e Agamenon Magalhães, que tiveram a fiscalização por excesso de velocidade intensificada após as primeiras rodadas da pesquisa.

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