Em parceria com a Abrasel-PE, iniciativa visa alertar condutores para fatores de risco de sinistros, como circular acima da velocidade regulamentada em via e consumir bebida alcoólica antes de conduzir veículo automotor
Como parte do Maio Amarelo, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) inicia, a partir desta quarta-feira (23), ações educativas em bares e restaurantes da capital para alertar sobre o risco de dirigir em velocidade superior à estabelecida, além dos perigos de conduzir após o consumo de bebida alcoólica – fator de gravidade para sinistros e mortes no trânsito. A iniciativa é uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco – ABRASEL PE.
Com a participação de artistas educadores, serão passadas dicas e alertas de forma descontraída sobre os fatores de risco no trânsito. As atividades estão previstas para acontecer em 20 estabelecimentos durante o mês. A CTTU também intensificou ainda mais as blitzes de trânsito na cidade visando promover a segurança viária.
“A mensagem tem o objetivo de mudar o comportamento no trânsito, especialmente dos motociclistas que, pela primeira vez em 2023, tornaram-se as principais vítimas fatais, ultrapassando os pedestres. Atualmente, esses condutores representam 45% do total de vítimas fatais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que as lesões de trânsito representaram 2,3% das mortes em 2019, sendo a 12ª principal causa de mortes no mundo. O excesso de velocidade influencia tanto na probabilidade de ocorrência de um sinistro quanto na gravidade da ocorrência”, ressalta Taciana Ferreira, presidente da CTTU.
“É com grande satisfação que apoiamos e participamos ativamente da campanha Maio Amarelo. Reconhecemos a importância de promover mudanças de comportamento no trânsito, especialmente entre os motociclistas, que infelizmente são as principais vítimas nas vias do Recife. Estamos comprometidos em colaborar com a CTTU e demais parceiros para disseminar a mensagem de conscientização e segurança viária, visando salvar vidas e tornar nossas ruas mais seguras para todos”, reforça Tony Sousa, presidente da ABRASEL PE.
MAIO AMARELO – Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.