Práticas como racha, pilotar alcoolizado e com equipamentos obrigatórios sem manutenção foram coibidas pelas equipes de fiscalização de trânsito na noite desta quinta-feira (17). (Foto: cortesia)
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com o 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), realizou uma operação de fiscalização de trânsito para coibir práticas que afetem a segurança viária de motociclistas. A iniciativa faz parte do Programa Piloto Seguro, que já abordou mais de 7 mil motociclistas entre blitze educativas e de fiscalização. Um efetivo foi destacado entre a noite e a madrugada para operar em blitze na Zona Sul do Recife. Ao todo, foram apreendidos um carro e 12 motocicletas. Entre as infrações registradas houve flagrantes de alcoolemia e equipamentos obrigatórios em desacordo com a regulamentação (como pneus e lanternas).
A ação visa evitar a prática de de rachas nas ruas. A CTTU, junto à Polícia Militar, espalhou cones nas vias, obrigando os condutores a reduzirem a velocidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a velocidade excessiva é o principal fator de risco que mais causa acidentes, responsável por uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo. De acordo com a instituição, a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual, ou visão periférica, do condutor, o que prejudica a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Sem conseguir uma clara imagem do que está ao seu redor, o motorista eleva as chances de um atropelamento ou acidentes em geral.
As equipes de operação e fiscalização atuam 24h por dia coibindo as infrações de trânsito por meio de blitze educativas e de fiscalização. Os agentes de trânsito são dispostos em pontos fixos ou em viaturas e, ainda, na Central de Operações de Trânsito (COT) com as câmeras de videomonitamento. A intensificação das operações com motociclistas se deve ao alto índice de vítimas fatais em sinistros de trânsito envolvendo motos (40%). O mapeamento dos locais que terão blitze ou rondas é feito tanto pela intensidade do fluxo de veículos, quanto pelas denúncias dos cidadãos feitas pelo teleatendimento, gratuito e 24h no número 0800.081.1078 ou, ainda, pelo twitter @CTTU_Recife.
PROGRAMA PILOTO SEGURO – Lançado em 2021, o Programa Piloto Seguro tem o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito com motociclistas, que são os principais usuários contributivos para esses eventos, de acordo com o relatório do Comitê Municipal de Acidentes de Trânsito de 2019. De forma inovadora, o programa une várias áreas da gestão de trânsito – educação, engenharia e fiscalização – para proporcionar mais segurança viária aos motociclistas com conscientização, estrutura viária, blitze educativas e encontros com motociclistas.