Faixas de pedestre, áreas de urbanismo tático e sinalização vão garantir maior segurança viária à população (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)
Seguindo com a política de priorizar a segurança viária da população, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) – órgão ligado à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento do Recife (SEPUL) – implanta, nesta quarta-feira (29), mais uma área de trânsito calmo na cidade – desta vez no entorno do Mercado do Cordeiro, na Zona Oeste. A medida vai garantir melhorias para o deslocamento dos pedestres na Avenida General San Martin, no trecho compreendido entre o mercado e o Hospital Getúlio Vargas. O trecho contará com novas áreas protegidas, destinadas à circulação de pedestres, sinalizadas por meio do Urbanismo Tático, além de novas travessias de pedestres.
O trecho da Avenida General San Martin compreendido entre a Avenida Caxangá e a Rua Honório Correia faz parte de um importante corredor viário que conecta a Caxangá à Avenida Abdias de Carvalho. O local em que foi realizada a intervenção foi recapeado em fevereiro deste ano, dentro do programa Novo Asfalto da Prefeitura do Recife. Com base no planejamento dessa intervenção, a equipe técnica da CTTU iniciou um trabalho de levantamento e análise de métricas, em que foram coletados dados de volume de veículos e de pedestres que circulam no local. Foi constatado que aproximadamente 500 pedestres por hora se deslocam no entorno, por se tratar de uma área que concentra importantes pontos de interesse como o terminal integrado de transporte público, o Hospital Getúlio Vargas e o Mercado do Cordeiro.
Visando melhorar a segurança viária desses pedestres, o espaço da rua foi todo transformado. Uma nova sinalização foi implementada, adotando ferramentas de moderação de tráfego como o estreitamento das faixas de rolamento, a sinalização de cinco novas faixas de pedestres, além da implementação, por meio do Urbanismo Tático, de novos refúgios e novos prolongamentos de passeios com áreas de espera para travessia. Estes elementos moderam a velocidade dos veículos, diminuem a extensão das travessias de pedestres, reduzindo o tempo de exposição dos pedestres quando em travessia, promovendo maior segurança, sobretudo para aqueles que caminham em velocidades mais baixas, como idosos e crianças, garantindo melhor visibilidade aos condutores e maior segurança para todos os usuários.
A adoção de ferramentas de moderação de tráfego baseadas nas melhores práticas, por meio da conversão de espaços de ruas, antes dedicados à circulação de veículos – para criação de novas extensões de passeios, refúgios e ilhas protegidas para pedestres – faz parte de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela CTTU em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global através da GDCI (Global Designing Cities Initiative) organização parceira especializada em transformação de ruas para melhoria da segurança viária, com olhar especialmente atento aos mais vulneráveis (pedestres, ciclistas e usuários de transporte público). Esse trabalho tem o objetivo de reduzir lesões e mortes decorrentes de sinistros de trânsito no Recife e já tem apresentado resultados importantes como a redução em 42% no número de mortes no trânsito da cidade entre 2017 e 2021 (Dados do Relatório Anual de Segurança Viária 2022).