cttu-faz-manutencao-de-defensas-metalicas-no-largo-do-cabanga

CTTU faz manutenção de defensas metálicas no Largo do Cabanga

Equipamento tem o objetivo de evitar sinistros de trânsito na área de curva. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)


Sob o conceito de que nenhuma morte no trânsito é aceitável, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregou, nesta sexta-feira (22), uma manutenção das defensas metálicas no entorno do Largo do Cabanga. Os equipamentos têm o objetivo de evitar sinistros de trânsito no local. Ao todo, foram investidos R$ 250 mil.

Além da manutenção das defensas metálicas, a CTTU mantém a fiscalização eletrônica de velocidade no local. Por ser uma área curva, é comum que haja sinistros de trânsito quando há excesso de velocidade no Largo do Cabanga. Em 2021, os equipamentos de fiscalização eletrônica flagraram 457 infrações com avanço de velocidade, que é um dos principais fatores de riscos e, ainda, agravante de sinistros de trânsito. Por isso, é importante que os condutores respeitem a velocidade máxima regulamentada na via, que é de 60 km/h. 

“Nós sabemos que a fiscalização pelo excesso de velocidade coíbe essa infração de trânsito e, consequentemente, aumenta a segurança viária, mas queremos tornar as nossas ruas mais seguras, com equipamentos que perdoem os erros dos condutores e deêm uma nova chance para que possam viver com hábitos mais saudáveis no trânsito. Então com as defensas metálicas nós evitamos que haja sinistros de trânsito com vítimas”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Em 2020, a CTTU registrou um sinistro de trânsito sem vítima na área do Largo do Cabanga, já em 2021, foram seis sinistros com vítima e um sem vítima. Nos últimos dois anos, não foram registrados sinistros de trânsito com vítima fatal na área, o que demonstra a efetividade dos equipamentos em evitar mortes no trânsito.

VISÃO ZERO – O conceito de visão zero parte da premissa de que as mortes no trânsito podem ser evitadas com políticas públicas de educação, fiscalização, infraestrutura viária e gestão de dados para aplicar melhor os recursos dos órgãos públicos. Partindo dessa ideia, a CTTU tem buscado meios para evitar os sinistros de trânsito e, ainda, diminuir a sua gravidade. A ideia está posta no Plano de Mobilidade Urbana do Recife, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal do Recife em 2021 e, ainda, construído em parceria com a sociedade civil, por meio de audiências públicas e oficinas em todas as áreas da cidade.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …