cttu-faz-acao-de-educacao-para-o-transito-em-escolas-do-recife

CTTU faz ação de educação para o trânsito em escolas do Recife

Com apresentação teatral, artistas educadores da Liga da CTTU visitaram estudantes de escolas públicas e privadas, com o objetivo de conscientizar as crianças. (Foto: Cortesia)

Como forma de educação para o trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), fez uso da arte e do bom humor para repassar informações de fomento à segurança viária às crianças de escolas de Brasília Teimosa, na Zona Sul da Cidade, nesta quarta-feira (17). Artistas educadores que realizam apresentações teatrais deram vida à Liga da CTTU, com personagens que são personificações de ciclistas, motoristas, agentes e orientadores de trânsito.

Durante o mês de novembro, os artistas educadores visitaram escolas nos bairros do Pina, Boa Viagem, Macaxeira e Casa Amarela. Para assistir à apresentação da Liga da CTTU é necessário respeitar o protocolo, com o uso obrigatório de máscaras. As apresentações contaram com dinâmicas com o objetivo de facilitar o entendimento dos estudantes sobre respeito no trânsito.

Bom humor dos personagens, músicas temáticas, dança e brindes fazem parte do espetáculo que tem duração de meia hora. “Proporcionar atividades de educação de trânsito para crianças e adolescentes é uma forma de começar a mudança na base daqueles que serão os futuros condutores, ciclistas e motociclistas. Muitas vezes, os próprios estudantes viram agentes multiplicadores e levam para casa o aprendizado, compartilham com a família. Trabalhar o tema da mobilidade nessa faixa etária trará mudanças significativas a médio e longo prazo”, fala a Gestora da Unidade de Educação de Trânsito, Marcela de Assis.

LIGA DA CTTU – Lançada em outubro de 2021, a Liga da CTTU substituiu a antiga Trupe, que trazia os personagens inspirados em palhaços. Agora, o personagem principal é a Justina, uma super-heroína inspirada nos agentes de trânsito, cuja principal característica é a justiça e o cumprimento das leis de trânsito. O parceiro de Justina é o Amarelinho, um herói com uma personalidade amigável, que faz alusão aos orientadores de trânsito. A terceira heroína é a Pedalita, que defende a mobilidade ativa. Enquanto os heróis são responsáveis por um trânsito seguro, gentil e com uma mobilidade sustentável, os vilões representam os cidadãos imprudentes, que cometem infrações de trânsito e não têm responsabilidade com a segurança viária. O Sinistro é um motorista que vem com o cinto desafivelado, o celular em uma mão e o volante no outro. O nome do personagem faz alusão ao termo “sinistro de trânsito”, que é utilizado no lugar de “acidentes” para dar a conotação de que são circunstâncias evitáveis caso as leis de trânsito sejam obedecidas. O segundo vilão é o Zoada, que representa o cidadão que não tem paciência no trânsito e faz trapalhadas como a buzina em excesso e os xingamentos, que fazem do trânsito um lugar menos harmônico.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – A Prefeitura do Recife tem atuado com um Programa de Educação para o Trânsito focado em chegar cada vez mais próximo dos diversos atores, como os pedestres, ciclistas e motoristas. As equipes estão realizando ações cada vez mais integradas entre fiscalização, desenho urbano e comunicação, levando ao cidadão a mensagem de que o respeito às leis de trânsito salvam vidas. Além disso, já foram realizadas diversas parcerias com empresas públicas ou privadas como a da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, SAMU Recife, ifood, Abraciclo, agregando várias organizações para promover a segurança viária, que é uma responsabilidade compartilhada entre todos os cidadãos.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …