Mônica Silva e Seba Acevedo, criadores do Projeto Gondwana Futebol & Cultura, estiveram na Escola Municipal Nilo Pereira, que fica em Casa Amarela, na tarde desta quarta-feira (20). A visita serviu para mostrar aos alunos presentes como é possível entender questões de história, geografia e cultura através do futebol. Além da palestra, os adolescentes também participaram de oficinas ofertadas pela dupla e foi distribuído o livro “Eba! Eu vi meu time campeão do Brasil“, do jornalista Marcelo Cavalcante.
“Essa ação do Gondwana, que é nosso projeto de futebol e cultura, foi realizada em parceria com o G10 Favelas, de Pernambuco. Nós conversamos com cem adolescentes, meninos e meninas, sobre como a partir do futebol nós podemos falar da nossa história, da geografia e da cultura”, contou Mônica.
Mônica da Silva e Seba Acevedo, criadores do Projeto Gondwana. Foto: G10 Favelas/ Pernambuco
A priori, a ação contaria com a exibição do curta-metragem “Gondwana, A Bola Conecta”. Isso não foi possível por problemas técnicos. No entanto, essa dificuldade não atrapalhou o andamento da ação, que teve mais participação dos alunos pelo tempo disponível.
“A gente abriu para perguntas e conseguiu saber as opiniões dos alunos, o que ocasionou momentos de descontração. Foi um dos pontos mais legais, porque eles não só nos escutavam como também participavam com o que estavam entendendo,” disse a palestrante.
Mônica avisou que o curta será disponibilizado aos professores para exibição nos próximos dias na escola, mesmo sem a presença deles.
Mônica conversando sobre fotografia. Foto: G10 Favelas/ Pernambuco
Fora a palestra, a visita também envolveu duas oficinas. Mônica conduziu uma de fotografia e seu parceiro Seba organizou um treino de Futebol freestyle, na quadra da escola. A paulistana ficou satisfeita com a programação do dia.
“O seba fez uma oficina de futebol freestyle e eu [Mônica] de fotografia. As meninas que se interessaram puderam andar pela escola utilizando uma câmera profissional. Enquanto o Seba ficava com os meninos conversando em espanhol, a partir do futebol. Então foi uma dinâmica que a gente pôde falar em outro idioma, falar de Paulo Freire, falar da nossa cultura e história. Também tinha professores de educação física e história presentes. Foi uma relação pluricultural dentro de uma escola.”
Os criadores do Projeto Gondwana foram os convidados do Programa Que Golaço #16. Confira o vídeo:
Veja também
Santa Cruz Maradona“A oportunidade da minha vida”, disse Wescley em apresentação no Santa Cruz
Leilão de camisa mítica de Maradona começa com oferta superior a US$ 5 milhões
Fonte: Folha PE