A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, na manhã de hoje a Operação Recôndito, que contou com a participação conjunta da Corregedoria da Receita Federal do Brasil (Coger/RFB), Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários de Pernambuco (Delefaz/PE) e Ministério Público Federal.
Participaram da operação quatorze membros da Corregedoria, atuando no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais na Grande Recife. A operação teve por objetivo apurar ocorrência de crimes de descaminho, facilitação de contrabando e descaminho, corrupção ativa e passiva, além de associação criminosa. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos seja da ordem de 16 milhões de reais.
As investigações, iniciadas em 2020 a partir de denúncia anônima, apontam para a existência de um esquema em que um grupo de despachantes aduaneiros mitigava as inspeções físicas das importações indicadas para o canal vermelho de inspeção, com a suposta atuação irregular de um servidor da Alfândega. Com autorização judicial, a Coger/RFB e a PF promoveram ação controlada no âmbito da unidade, coletando elementos robustos que, em sede preliminar, corroboraram o teor da denúncia recebida. Também foram autorizadas judicialmente as interceptações telefônica e telemática dos envolvidos.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.