A partida oficial de abertura da Copa do Mundo de 2022 entre Catar, o país sede, e Equador será antecipada em um dia, para 20 de novembro, informaram à AFP fontes próximas à organização do torneio.
A Fifa e a organização catari aceitaram a mudança, segundo as fontes. De acordo com a tabela original da competição, o jogo oficial de abertura, inicialmente previsto para 21 de novembro depois de Senegal-Holanda, não teria sido a primeira partida do dia.
A decisão, que ainda deve ser referenda pelo comitê do Conselho da Fifa antes do início da contagem regressiva de 100 dias para o início da Copa do Mundo, permitirá a manutenção da tradição de ter o país sede na primeira partida da competição.
Procurada pela AFP, a Fifa e a organização do Mundial não responderam sobre o assunto.
“Houve conversas e um acordo entre os respectivos países e um pedido da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol)”, disse à AFP uma das fontes, sob anonimato, já que nenhuma decisão oficial foi anunciada.
“Queríamos seguir a tradição na qual o atual campeão ou o país anfitrião participa no jogo de abertura”, acrescentou a fonte.
Senegal e Holanda deveriam disputar a primeira partida oficial do torneio na tarde de 21 de novembro, antes do jogo de abertura oficial entre Catar e Equador.
Para os torcedores que têm ingressos para a partida de 21 de novembro, “qualquer problema será administrado de forma que o impacto seja mínimo”, disse à AFP outra fonte próxima ao torneio.
Com a mudança, Senegal-Holanda mudaria das 13h locais (7h de Brasília) para as 19h locais (13h de Brasília). “É um horário melhor para as duas equipes, para a transmissão pela televisão e para outros setores”, explica a fonte.
O Catar é o primeiro país do Oriente Médio a receber um dos maiores eventos esportivos do mundo. A competição foi adiada do verão para o inverno (hemisfério norte) de 2022 devido às temperaturas elevadas no emirado do Golfo Pérsico.
Veja também
Futebol FutebolNa lanterna da Série B, Náutico recebe o CRB
Impedimento semiautomático estreia hoje na Supercopa da Europa; veja como funciona
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.