Centro de Operações do Recife funcionará presencialmente no Sítio Trindade, a partir desta quarta (12), para coordenar e monitorar o atendimento às ocorrências durante a festa
O Centro de Operações do Recife (COP) vai funcionar presencialmente durante o ciclo junino deste ano, a partir desta quarta (12), para cuidar das ações relativas ao planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais relativos à festa. O trabalho segue o formato aplicado com sucesso no Réveillon e Carnaval deste ano, articulando as ações das cerca de 15 secretarias e órgãos municipais que atuam na festa. A programação do ciclo junino vai até o dia 30 de junho.
A equipe do COP estará presente no Sítio Trindade, numa sala equipada com câmeras, nas noites em que houver programação. O objetivo é garantir que tudo funcione a contento durante o ciclo junino. “Esse formato de interlocução e gestão integrada com as secretarias municipais já deu certo no Réveillon e no Carnaval, e será replicado no São João”, afirma o chefe do COP, Anderson Soares. Os outros polos, situados na Avenida Rio Branco e no Pátio de São Pedro, serão acompanhados permanentemente, de forma remota.
Diversos setores da Prefeitura do Recife, como as áreas de Limpeza Urbana, Mobilidade, Segurança Cidadã, Assistência Social, Controle Urbano, Saúde, Recentro, Turismo e Cultura, atuarão de forma integrada para acompanhar o andamento da festa e resolver rapidamente, de forma integrada, as demandas que surgirem.
Criado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o COP usará ferramentas como o painel online de acompanhamento das ocorrências e a central de videomonitoramento em pontos estratégicos para verificar, em tempo real, a efetividade dos serviços prestados, bem como eventuais necessidades verificadas durante os festejos juninos.
O COP articula as ações das secretarias e órgãos municipais que atuam nos grandes eventos que impactam a cidade e no gerenciamento de crises, com respostas imediatas. O objetivo é integrar o trabalho dos servidores para aumentar a eficiência das ações. “Para isso, o COP Recife conta com uma estrutura integrada de base de dados espaciais, estatísticos e cartográficos para orientar a tomada de decisão e minimizar os efeitos das ocorrências de grande impacto, com métodos integrativos, processos eficientes e tecnologias modernas”, complementa Soares.
FESTA – O ciclo junino do Recife acontece até o dia 30 de junho e será uma ode às mais autênticas e afetivas manifestações culturais do Nordeste, abrangendo todos os santos: Antônio, João e Pedro. Durante o período, a cidade será embalada ao som de forró pé de serra, coco, ciranda, xote, xaxado, baião, cavalo marinho, quadrilhas, desfiles de bandeiras, arrastão, Caminhada do Forró, procissão e o melhor da gastronomia profana e religiosa que o ciclo oferece, além de nomes consagrados como Anastácia, Cristina Amaral, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Mestre Gennaro e Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Elba Ramalho e Alceu Valença, além de Nádia Maia e Assisão, os homenageados da festa. Confira a programação dos três principais polos em https://bit.ly/RecifeJunino2024.