conselho-municipal-de-assistencia-social-do-recife-elabora-planejamento-do-bienio-2024/2025

Conselho Municipal de Assistência Social do Recife elabora planejamento do Biênio 2024/2025

Em dois dias de construção coletiva, os conselheiros debateram os avanços que esperam realizar com CMAS em 2024 e 2025. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

Com participação dos conselheiros governamentais e da sociedade civil, o Conselho Municipal de Assistência Social do Recife (CMAS) realizou o Planejamento do Biênio 2024/2025. Foram dois dias de trabalhos, terça-feira (9) e quarta-feira (10), dedicados à construção coletiva do planejamento  através de oficinas realizadas na LBV, no bairro Coelhos. Entre os objetivos e propostas, debatidas pelos membros da equipe, estão a criação de um plano de comunicação para o Conselho, a organização das normativas e resoluções do CMAS Recife para divulgação das deliberações dos seus 30 anos de existência e a atualização do regimento interno.

O presidente do CMAS, Fagner Valência de Siqueira, resumiu o trabalho desses dois dias. “O planejamento é um guia das atividades que a gente vai realizar, neste ano e no próximo também. Há uma série de eixos de atuação que a gente está debatendo. Nos separamos em grupos para sistematizar as propostas, ideias, conceitos atualizados sobre planejamento e gestão”, comentou ele. “Tratamos de como avaliar indicadores, ações, como a gente pensa nos recursos. E assim direcionar o trabalho. O Conselho vem de uma normativa nacional. No Brasil todo, os conselhos municipais, seguem um padrão que é dividido: metade governo, metade sociedade civil, que é composta pelas entidades, trabalhadores e usuários da política”, explicou ainda. 

Já a vice-presidente do Conselho, Laura Pinheiro, que é assistente social e servidora da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, acredita que as oficinas contribuíram para um olhar macro, e não apenas do operacional do Conselho. “O Conselho também é um espaço educativo, formativo. A gente precisa estar fortalecendo esse Conselho, principalmente representantes da sociedade civil e governamentais, de outras políticas públicas, para entender o que é o papel desse Conselho, porque a gente é um órgão fiscalizador, um órgão de controle social, a gente tem que estimular a participação social. E ter um planejamento é muito importante para que a gente consiga atingir nossos objetivos e aferir os nossos resultados”, disse ela.

De acordo com o facilitador das oficinas, José Felipe Pereira, os conselheiros adquiriram conhecimentos sobre modelos de gestão durante o processo. “O grupo conheceu o teorema de Shikawa, também conhecido como Diagrama de espinha de peixe, conheceu também o princípio de Pareto, regra 80/20, e viram ações direcionadas à solução de problemas, como teorema de Guti, para a gente identificar a urgência, o impacto e a periodicidade dessas ações. E a partir dessas ferramentas o grupo coloca a mão na massa e elabora o planejamento”, explicou ele. 

CMAS – O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é um órgão responsável pelas formulações, controle, acompanhamento e fiscalização da Política Municipal de Assistência Social, no intuito de garantir a predominância do atendimento por entidades públicas na qualidade de direito social. Criado em 22 de outubro de 1992, pela Portaria nº 15.706, o Conselho Municipal de Assistência Social tem como objetivo a participação direta e democrática da sociedade na normatização da política e ações de assistência social pública no âmbito da Municipalidade. A função deste órgão é implantar a política social na comunidade.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …