conselheiros-de-juventude-do-recife-tomam-posse-para-o-bienio-2021-2023

Conselheiros de Juventude do Recife tomam posse para o biênio 2021-2023

Conselho representa as várias juventudes da cidade do Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Tomaram posse nesta terça-feira (7), no Auditório Capiba, no edifício-sede da Prefeitura do Recife, os 25 novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/Recife).  A nova composição do conselho, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, atuará no biênio 2021-2023. Participaram da posse, a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna e o secretário-executivo de Juventude, Marconi Ribeiro. Também prestigiou a posse, o secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho.

De acordo com Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, o Conselho representa as várias juventudes da cidade do Recife, pois nele há representação por RPA, da sociedade civil e também do Governo. “É muito importante que a juventude participe de forma efetiva deste conselho para propor e deliberar a política pública da juventude e quem assume um compromisso no conselho ele não se representa, mas sim  o cidadão recifense, um coletivo de jovens que pode trazer políticas públicas positivas e emancipatórias para a juventude do Recife”, ressalta Ana Rita.

Para o secretário-executivo de Juventude, Marconi Ribeiro, com a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude encerra e inicia um novo ciclo importante. “O Conselho tem um papel muito importante de controle social e a gestão passada se estendeu por mais dois anos, mediante ao desafio da pandemia e hoje trazemos novos rostos, nova juventude para pensar junto com a gente a partir do que eles enfrentaram no período pandêmico e acredito que esses jovens estão prontos para nos apresentar quais são os nortes e os caminhos que podemos construir nessa nova forma de viver que essa pandemia nos trouxe”, destaca o secretário. Ele ainda ressalta que está muito feliz em ver que esses jovens estão inseridos nos territórios, participando conosco e dentro do conselho poderão monitorar as políticas públicas existentes, poderão propor novas formas de construir políticas públicas.

Pela primeira vez, o processo eleitoral aconteceu de maneira virtual, dentro do Conecta Recife. Além disso, oito pontos físicos de votação também disponibilizaram a plataforma para os jovens. A adesão dos eleitores atingiu o número recorde de 1.572 jovens. A votação para eleger representantes da sociedade civil e instituições dos novos membros do CMPPJ/Recife aconteceu em outubro.

O CMPPJ/Recife é composto por 25 membros titulares e igual número de suplentes, sendo oito representantes do Governo Municipal, um representante do Poder Legislativo e 16 representantes da Sociedade Civil. O Conselho tem por finalidade fortalecer a autonomia, organização e participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental.

Entre as principais competências do CMPPJ/Recife estão propor e deliberar estratégias de acompanhamento e avaliação da política municipal de juventude;  apoiar a SDSDHJPD na articulação com outros órgãos da Administração Pública Municipal, Governos Estaduais e Federais, bem como promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas.

Lista dos eleitos para o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude – Biênio 2021-2023:

RPA 1

(eleita) Raielly Naiara da Silva Santos – 56  – votos – 50,00%

(suplente )Marcos Kleyton Antunes Bezerra  – 56 votos –  50,00%

RPA 2

(eleito) – Pedro Henrique de Souza – 17 – votos  53,12%

(suplente) -Pedro Sérgio de Alcântara Moura da Câmara – 15 votos 46,88%

RPA 3

(eleito) – Lucas Leandro da Silva – 316 votos – 46,47%

(suplente) – Renan Victor Souza de Andrade – 173 votos – 25,44%

RPA 4

(eleito) – João Vitor Pereira  Amorim – 178 votos – 49,04%

(suplente) – Marcio Wamberto de Souza Castro – 61 votos – 16,80%

RPA 5

(eleito) – Ademir Eduardo Alves de Andrade – 38 votos – 51,35%

(suplente) – Matheus Henrique Alves Soares – 21 votos – 28,38%

RPA 6

(eleito) – Thiago Edson Oliveira da Silva – 81 votos – 31,76%

(suplente) – Bruna Eduarda Carla Ribeiro Barros – 56 votos – 21,96%

Lista das Instituições Eleitas na Assembleia Geral do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude CMPPJ – 23 de Outubro de 2021:

– Representantes de Entidades da Pessoa com deficiência de apoio às políticas públicas de juventude de atuação na Cidade do Recife.

1. Associação Pernambucana de Cegos – Apec

2. Integrarte

– Representante de Entidade de apoio às políticas públicas de juventude.  

1. Coletivo pão e tinta

– Movimentos, ONGS, Coletivos, Entidades, Associações, Organizações que atuam com a juventude dentro da cidade do Recife

1. UMES

2. UJS

3. JSPDT

4. Paróquia Cristo Redentor

5. Cores do amanhã

6. Mapa Educação

7. Coletivos Jovem pelo Meio Ambiente

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …