confraternizacao-das-casas-de-acolhimento-do-recife-garante-um-dia-de-lazer-para-a-populacao-em-situacao-de-vulnerabilidade

Confraternização das Casas de Acolhimento do Recife garante um dia de lazer para a população em situação de vulnerabilidade

Participaram do “Natal dos Acolhidos” usuários de 13 unidades institucionais do município, proporcionando momentos de diversão para fortalecimento de laços. (Foto: Divulgação/PCR)

Na última quinta-feira (21), a Prefeitura do Recife preparou um evento especial e inclusivo para celebrar o espírito natalino em prol daqueles que mais precisam. Das 9h às 16h, o Clube dos Previdenciários, situado no bairro da Guabiraba, foi palco da terceira edição do “Natal dos Acolhidos”, que reuniu os usuários e trabalhadores de 13 casas de acolhimentos mantidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. Com uma programação repleta de atividades, o evento ofereceu momentos de diversão para fortalecer os laços entre os acolhidos.

“A iniciativa, que é realizada pelo terceiro ano consecutivo, busca proporcionar um dia de alegria, lazer e integração para crianças, adolescentes, adultos e idosos que são usuários das Casas de Acolhimento do Recife. Desde o café da manhã até o almoço, passando por jogos e banho de piscina, a festa é pensada para proporcionar momentos de descontração e interação entre os participantes”, ressalta Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas.

A festa foi animada pela apresentação especial da Banda Fim de Feira e contou ainda com artistas educadores que proporcionaram atividades recreativas e interações enriquecedoras, sobretudo, com as crianças.

UNIDADES DE ACOLHIMENTO – Atualmente a rede de acolhimento do Recife conta com 13 casas de funcionamento integral, um abrigo noturno e duas hospedagens sociais. As de funcionamento integral são seis casas para crianças e adolescentes (Doce Lar, Acalanto, Acolher, Aconchego, Novos Rumos e Raio de Luz), quatro casas para adultos e famílias (Casa de Passagem Diagnóstica, Josué de Castro, O Recomeço e Centro de Reintegração Social-CRS), três casas para idosos (Porto Seguro, Iêda Lucena e Edusa Pereira). O Abrigo Noturno Irmã Dulce funciona das 19h às 7h. As hospedagens sociais também funcionam em horário integral e garantem as três refeições diárias.

Todas as Unidades de Acolhimento mantidas pela Prefeitura do Recife atuam conforme o que está previsto na Política Nacional de Assistência Social (2004) e na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (2009), oferecendo Proteção Integral e trabalhando no sentido de garantir a reinserção familiar e comunitária dos usuários acolhidos, com funcionamento 24 horas, ofertando moradia, seis refeições diárias, espaço para guarda de pertences, atendimento psicossocial com encaminhamentos para rede de serviços socioassistenciais, disponibilizando todo suporte ao usuário enquanto durar o acolhimento.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …