concurso-de-agremiacoes,-frevo-e-samba-ditam-ritmo-da-folia-no-mercado-da-boa-vista-e-na-avenida-do-forte

Concurso de Agremiações, frevo e samba ditam ritmo da folia no Mercado da Boa Vista e na Avenida do Forte

Recifenses e turistas circularam pelos espaços que fazem parte da agenda carnavalesca promovida pela Prefeitura do Recife. (Foto: Maurício Ferry/PCR)

A pluralidade que marca o Carnaval do Recife reserva aos foliões programações variadas por toda a cidade. Na região central, a Rua da Santa Cruz é o endereço já conhecido de um dos principais pontos de encontro gastronômico e festivo: o Mercado da Boa Vista. E na folia de Momo, as mesas abrem espaço para consagrar o palco das apresentações carnavalescas, que neste domingo (19) recebeu atrações como o grupo musical Pernambucaneando e o Bloco de Samba Anarquistas Bole Bole.

Ao som de frevo e samba, munícipes e turistas entoaram clássicos não só do Carnaval, mas da música brasileira. O espaço ficou disputado e reuniu grupos de amigos, famílias e até excursões que elegeram o Mercado da Boa Vista como destino na programação momesca, como foi o caso da alagoana Marina Medeiros, 60 anos. “Essa é a primeira vez que eu venho com a excursão e estou adorando. O Mercado está animado, super organizado e até o final do Carnaval a ideia é aproveitar cada dia mais”, contou a aposentada.

A excursão, que veio sob o comando das sócias Betânia Barros e Deucila Amorim, há 10 anos sai de Maceió com destino à capital pernambucana. “Esse grupo do Carnaval esgota rapidamente quando divulgamos. Nós fazemos um roteiro bem diverso, passando por polos do Recife e as ladeiras de Olinda”, complementa Betânia.

E se a música deu o tom no Centro, na Zona Oeste o bairro do Cordeiro recebeu o Concurso de Agremiações promovido pela Prefeitura do Recife. Desfile esse que começou neste domingo (19) e vai até a terça-feira de Carnaval, na Avenida do Forte e na Rua João Lyra, em Santo Amaro. Karine Ferreira, de 27 anos, arrastou toda a família para fazer parte da arquibancada montada no Cordeiro. “Eu chamei todos para assistir as apresentações porque vai ter maracatu e nós gostamos. E por ser pertinho de casa, viemos e vamos voltar andando”, comemora.

Além dos maracatus tão esperados por Karine e família, troças e clubes carnavalescos mistos passam pela passarela da Avenida do Forte neste domingo, que tem programação marcada para acabar só às 3h da manhã do dia seguinte. Essas atrações compõem parte das 206 agremiações que estão participando do Concurso.

O Concurso de Agremiações é o primeiro evento, após o anúncio do Plano Recife MCP – Matriz da Cultura Popular, que inaugurou diversas estratégias de valorização das agremiações e tradições culturais ancestrais. Com reajustes entre 40% e 50% nos valores de cachês e premiações assegurados pela Prefeitura, serão distribuídos mais de R$ 1,3 milhão entre as agremiações.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …