Nesta segunda-feira (4), foi iniciada a construção de um novo espaço de lazer na localidade, que fica em Boa Viagem. O Instituto Shopping Recife vai custear as obras e a Emlurb ficará responsável pela instalação da iluminação no local
Área de convivência, brinquedos, espaço verde e, ainda, uma quadra de areia. Tudo isso fará parte de uma nova praça que começou a ser construída, nesta segunda-feira (4), na Comunidade de Entra a Pulso, em Boa Viagem. O prefeito do Recife, João Campos, participou da assinatura do termo de cooperação entre o Shopping Center Recife, Emlurb e Secretaria de Planejamento Urbano para marcar o início das obras. A previsão é de que o espaço seja entregue em dezembro deste ano. O Instituto Shopping Recife vai custear os serviços e a Emlurb ficará responsável pela instalação da iluminação no local.
“O que a gente está fazendo hoje aqui toda instituição privada, que tem responsabilidade social, deveria fazer. Quando a gente vê um empreendimento do tamanho do Shopping Recife, vê que é muito grande, mas que tem compromisso social. Olhar o entorno e ter ação efetiva é muito importante. Infelizmente, ainda há poucas empresas com essa mesma visão social”, comentou João Campos. “A Prefeitura lançou um programa e vai reformar 120 praças da cidade, com R$ 60 milhões de orçamento do município investidos, e todas as regiões serão contempladas. Mas a gente imagina que, se toda empresa grande da cidade olhasse para o entorno, seria tudo muito mais fácil para todos. Vim hoje agradecer. A gente sabe do compromisso do Instituto Shopping Recife”, concluiu ele.
O espaço contará com mais de 800m² de área, atendendo cerca de 3 mil famílias residentes na comunidade. Idealizado em parceria com a empresa de arquitetura social Arquitetura Faz Bem e cerca de 300 moradores de Entra a Pulso, o espaço terá os mesmos moldes de execução e projeto arquitetônico das Praças da Infância, idealizadas pela Prefeitura do Recife.
“Nós, o braço social do Shopping Recife, o Instituto Shopping Recife, vamos fazer 16 anos aqui na Comunidade Entra a Pulso. Nós caminhamos de mãos dadas com os moradores e chegamos a conclusão sobre a importância desse novo espaço, que é poliesportivo e é para aproximar as famílias. O projeto foi feito com 300 moradores e lideranças locais, em parceria com a Arquitetura Faz Bem. É fundamental estarmos juntos com a Prefeitura nisso, porque unir o privado e o público é sinal de sucesso certo”, comentou a presidente do Instituto Shopping Recife, Ione Costa.
Para Cleide Maria da Silva, 56 anos, moradora de Entra a Pulso desde que nasceu, a nova praça vai atrair famílias inteiras. “A gente esperou tanto por isso que hoje eu estou sentindo que um grande sonho vai ser realizado. Vai ser muito bom para trazer as crianças. Em vez das crianças ficarem dentro de casa, presas, vão poder vir para cá”, comemorou. A elaboração do projeto teve um caráter participativo, gerando um projeto desenhado a muitas mãos e especialmente significativo para as pessoas que vivem na comunidade. Foram várias atividades, oficinas, reuniões e grupos focais, envolvendo idosos, jovens, grupos de dança e grupos esportivos, desenvolvidas ao longo de 20 dias. O espaço proposto terá área de lazer para crianças, atividades esportivas para jovens e adultos e área de contemplação para idosos.