Equipamento está sendo implantado pela gestão municipal dentro do programa Tá Aprumado Praças (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
O prefeito do Recife, João Campos, realizou nesta terça-feira (21) uma vistoria em obra do programa Tá Aprumado Praças, levando mais um espaço público para a população da cidade. A intervenção faz parte do programa lançado em agosto, e que vai destinar R$ 60 milhões para revitalizar 120 espaços públicos da cidade, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer o senso de comunidade. Uma de suas características mais marcantes é a inclusão direta da população no processo de tomada de decisão, com uso do aplicativo WhatsApp.
A implantação da Praça do Coque acontece na Rua Jaraguari com o Viaduto Capitão Temudo, no bairro de Joana Bezerra. A intervenção está sendo executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A área, que não tinha uso, foi estudada para a construção da praça e oferecer à comunidade um local de conforto a ser usado pela mesma com responsabilidade, zelo e cuidado, sendo vista de fato como um local de diversão para as crianças, idosos e todos que dele usufruem.
“Aqui é uma área que estava bem degradada e a gente vai mostrar a força que o urbanismo social tem. A gente está criando uma nova área de convivência com diálogo com a comunidade, com uma área de lazer, com paisagismo, com um local adequado para a destinação do lixo. E, com isso, vamos conseguir deixar um lugar muito mais organizado e agradável para as famílias. A gente traz uma inovação, que é uma área para as famílias estenderem roupa, que vai ser confinada e com ventilação adequada. Esse é um equipamento super importante, de muita visibilidade, não é de alto custo, mas tem um impacto social e urbanístico importante”, destacou o prefeito João Campos, em visita aos trabalhos no local.
Antes do início das obras, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana esteve presente no local, ouvindo a população cujas demandas deram origem ao projeto de urbanização do local. Também foi promovido um mutirão que envolveu a participação e o engajamento dos moradores na pintura da fachada de 30 casas, levando mais cor e vida ao ambiente. O objetivo desta ação foi fortalecer o orgulho e o senso de pertencimento da comunidade durante a transformação. A partir da escuta ativa dos moradores, o artista Gustavo Lopes criou dois painéis de arte urbana.
Os serviços que estão em execução contemplam a instalação de brinquedos em madeira, construção dos bancos em concreto com ripas em madeira, revitalização de toda a calçada em concreto, construção de rampa acessível, projeto de paisagismo com área verde e horta, cuja manutenção ficará a cargo da população. Além disso haverá uma área destinada ao galinheiro a pedido da comunidade. A praça será concluída no próximo dia 06 e tem um custo estimado de R$ 360.000,00.
Para a moradora Aline Barbosa, 26 anos, mãe da pequena Yasmin, de um ano, o que mais chama a atenção no projeto é a chegada dos brinquedos e da área de convivência. “A área vai melhorar muito porque não tinha nada para as crianças brincarem e agora vai ter o espaço. Está bem legal”, afirmou. Mãe de cinco filhos que também moram nas proximidades, Dona Josefa Maria, de 67 anos, não vê a hora de trazer os netos para brincar nos equipamentos da nova praça. “Tá ficando ótimo, uma beleza, estou amando”, comemorou. Residente nas imediações das obras, Camile Vitória, de 20 anos, acha que o benefício vai além da implantação das áreas de lazer e de convivência, com o calçamento e melhoria da infraestrutura urbana. “A área estava toda cheia de buraco, fossas estouradas, era uma nojeira só aqui nesse lugar. Vai ser melhor ainda aqui pra minha casa, já retirei as tábuas para quando for fazer o piso aqui da frente, porque eu não tenho condições. Estou gostando da praça, está ótima, mal espero para inaugurá-la”, disse.
A conservação do patrimônio urbano também está refletido no programa Tá Aprumado Praças. A Prefeitura irá revitalizar, até o início de 2024, todas as praças desenhadas e projetadas pelo paisagista Roberto Burle Marx na década de 1930.