como-consultora,-emprel-participa-do-datathon-desigualdades-de-genero-no-servico-publico

Como consultora, Emprel participa do Datathon Desigualdades de Gênero no Serviço Público

Promovido pela Enap, a maratona de dados conta com a expertise das equipes da Prefeitura do Recife na organização de disputas desta natureza. O encontro dos maratonistas começou nesta segunda-feira (06.03) e segue até a próxima sexta-feira em Brasília.

Durante quatro dias, representantes da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação estarão presentes na primeira edição do Datathon Desigualdades de Gênero no Serviço Público. A equipe que sai do Recife, enquanto consultora do evento, viaja a convite da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizadora do encontro. O objetivo dessa maratona de dados, que acontece em Brasília na sede da Enap, é discutir o levantamento de informações e propor soluções voltadas para a inclusão efetiva das mulheres nos espaços públicos. 

O evento começou ontem (06.03) com a presença de Cida Gonçalves, ministra da Mulher; Sônia Guajajara, ministra dos Povos Originários; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; e Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos. O Datathon Desigualdades de Gênero no Serviço Público segue até a próxima sexta-feira (10.03).

Com a análise dados os participantes trabalham em cima de recortes voltados para a participação feminina dentro dos espaços públicos de tomadas de decisões. O Datathon Desigualdades de Gênero no Serviço Público busca de maneira embasada, fortalecer a inclusão das mulheres dentro das instituições públicas nas mais diversas instâncias em todo Brasil. Serão premiados os três primeiros lugares e a Enap fará uma publicação com as análises de dados realizadas pelas equipes vencedoras.

A maratona de dados é voltada para servidores de órgãos ou instituições públicas, representantes de empresas, entidades privadas sem fins lucrativos, cidadãos brasileiros e estrangeiros em situação regular no país, a partir de 18 anos de idade, que poderão participar em grupos ou individualmente.

Sendo o tema proposto por este Datathon um lugar de fala das mulheres, outro fator considerado na formação das equipes é a obrigatoriedade da composição de gênero. Assim, pelo menos 50% dos integrantes devem ser de mulheres cis ou transgênero. Para que haja diversidade e enriquecimento na qualidade dos trabalhos a serem desenvolvidos e apresentados, a organização espera ver uma composição mista de perfis profissionais, como programadores; gestores de RH, políticas públicas, projetos e produtos; pesquisadores em gênero; especialistas na área de tecnologia, entre outros. 

Assuntos como paridade de gênero nos cargos de chefia, equiparação salarial entre mulheres e homens e divisão do trabalho com base na expertise e experiência e não na condição de gênero serão alguns pontos a serem propostos para a busca por soluções durante a maratona de dados. 

Desafios propostos para busca de soluções: 

  • Desafio 1: Análise descritiva – Existem carreiras com mais ou menos equidade de gênero? Quais são elas? O que elas nos contam?

  • Desafio 2: Análise comparativa – Qual a composição de gênero no serviço público entre servidores ativos, aposentados e pensionistas? Existe alguma diferença geracional dentro dos grupos?

  • Desafio 3: Análise de cluster – Qual o perfil das chefias ou daquelas pessoas com os maiores salários no serviço público?

  • Desafio 4: Extração de palavras-chave – Em que tipo de cargo/lotação ou setor de políticas públicas estão lotadas mulheres e homens?

  • Desafio 5: Análise textual – Quais são os atos normativos no RegBR que refletem sobre ou tentam mitigar desigualdades de gênero?

  • Desafio 6: Tarefa aberta – Se quiser estudar problemas não indicados acima, participe desta tarefa.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …